Seguidores

sábado, 18 de dezembro de 2010

Bolo vela

Bom dia,

Este ano fiz algo diferente para dar ás Educadoras e Auxiliares do meu filhote. Fiz em conjunto com o meu Chefe Lucas. Um bolo em formato de vela. As Educadoras adoraram, passemos á receita e composição, eis o aspecto, ficaram mais altas as velas, embora aqui pareçam baixinhas...
Os pratinhos fundos comprei no Modelo a 1,00€ cada 1, as latinhas de conserva, fui guardando à 2 meses para cá. Eis a receita.
Ingredientes:
  • 4 ovos (deu-me 230Grs)
  • 230 grs de açúcar
  • 230 grs de farinha
  • 230 grs de manteiga
  • 1 chávena almoçadeira grande de chocolate em pó
  • 1 chávena chá de água morna
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Para o glacé:

  • açucar em pó q.b.
  • leite q.b

Preparo do bolo:

Juntar tudo pela ordem acima referida e bater na batedeira até formar bolhas. Depois colocar o preparado na lata de conserva, préviamente untada de manteiga e farinha e foi ao forno a 180º, até sair o palito seco. Depois coloca-se o bolo desenformado sobre o pratinho e espeta-se uma castanha brasileira a fazer de pavio e reserva-se.

Preparo do glacé:

Coloca-se numa chávena almoçadeira grande açúcar em pó quanto baste e acrescenta-se um pouco de leite até fazer uma papa grossa.

Por fim, coloca-se o glacé sobre a castanha e bolo a fazer o feitio de vela derretida, coloquei uns bombons em redor e embrulgei com plástico celofane, amarei uma fitinha e voilá, pronto para entrega.

Para as Auxiliares foi o mesmo bolinho, mas dentro da latinha de conserva, depois coloquei uma fita dourada e coloquei dentro de um saquinho de celofane, amarrei com um lacinho de Natal e voilá terminado.

Eis o aspecto final para entrega.


Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela.

P.S.: Quem recebeu gostou bastante e agradeceu, mas eu é que agradeço todo o carinho que tem durante o ano pelo meu filhote, e por todos os valores morais , respeito e educação que lhe ensinam também. DESDE JÁ MUITO OBRIGADO PELA AJUDA. Sim, porque embora a educação venha de casa, na escola também aprendem alguns valores que acho bastante importantes. Uma vez mais OBRIGADA.

10 comentários:

  1. Aposto que vão adorar. Tens que colocar uma foto actual do teu tigre pipoca. Um antes da Bela e um depois da Bela lhe dar comer.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Bela !

    Olha amiga ficaram simplesmente maravilhosos,so mesmo vindo se ti uma ideia desta , sem falae na apresentação que està o màximo, parabens!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. foi das ideias mais originais que vi até hoje, quem recebeu só pode ter mesmo ficado encantado.

    ResponderEliminar
  4. Ai Bela, que delicia miga...

    Adorei o aspecto final, como já te disse és uma mãe e perâs e admiro-te muito, pelo que fazes também com o teu filhote...

    Parabéns pela tua linda familia...

    ResponderEliminar
  5. Querida Bela
    Vou fazer um reparo, para mim é "bolo da Bela" e não da "vela". Amiga está um doce a apresentação então de 1 a 10, eu dou 20.
    Beijinho querida ciumenta.

    P.S. a nossa Tuquinha andava sempre a dizer que tinha a latinha vazia, agora aqui só para nós que ninguém nos ouve ela já deve ter enchido a latinha.hehehe.

    ResponderEliminar
  6. Bela,
    Fiz bolo-vela no Natal de 2008, mas em latinhas de refrigerantes ou sucos. Minha receita leva nozes ou amêndoas na massa, mas para os amantes de chocolate, a sua é uma boa.
    O legal mesmo é ver a reação das pessoas.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Lindos parabéns pela criatividade.

    andreaquitutes.blogspot.com/

    bjs,Andréa...

    ResponderEliminar
  8. LIndos bolinhos!
    Já tinha visto aqui para vender, agora tenho uma receita para fazer também.
    beijos

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...