Seguidores

sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo...

Bom dia, 

Em épocas como estas, deixamos transparecer com mais facilidade os nossos sentimentos e ficamos mais expostos.
Sentimos a felicidade entrar de verdade nas nossas vidas, e acreditamos ser esse o momento e local mais importante do mundo.
Vivemos cada momento dos nossos filhos e cada expressão deles aos desembrulhar uma prenda. Voltamos a ser crianças e a reviver as nossas infâncias.

Deposi as pessoas festejam o Reveillon e aproveitam o clima de harmonia, alegria para declararem o verdadeiro amor às pessoas que fazem parte das nossas vidas. Conhecemos por vezes pessoas nesses dias que ficam para a vida.

Neste ano 2011, quero muito agradecer a Jesus, por tudo o que me deu de bom, pois foi muito bom e de mau, pois aprendi bastante é cresci mais ainda.

Conheci pessoas que para mim foram umas queridas e uns grandes apoios. Não preciso de dizer o nome delas, pois sabem bem quem são. Algumas delas conheci aqui na blogosfera e agradeço imenso cada palavrinha que me dão, mesmo que seja para me dar cabo do juizo, mandar apanhar cerejas, pois tudo o que falam é verdade. A essas, que sabem quem são um BEM HAJA e TUDO DE BOM PARA ELAS.

Assim, concluo que aproveitando o bom e o mau, experimento novas experiências que me levaram mais perto da felicidade.
A todos e todas vocês uma FELIZ E MARAVILHOSO ANO 2012

Que venha cheio de amor, tristeza, carinho, saúde, trabalho, dinheiro, desilusões, ilusões, que venha cheio de tudo, para que possamos com os maus momentos dar mais valor aos bons momentos e ficarmos mais fortes. Pois com eles aprendemos bastante, acreditem que sei do que falo, pois o ano que passou, foi =(. Mas como aqui estou a escrever, é sinal que sobrevivi, nas companhia dos que mais amo e continuarei a amar, familia e amigos (poucos, mas BONS.)


Moral: 
ENQUANTO HOUVER VIDA À ESPERANÇA, E PARA CADA PROBLEMA HÁ SEMPRE UMA SOLUÇÃO.


Obrigada a todos e todas vocês pelo apoio que me deram 
Bejinhos fofos e gulosos da Bela...

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Festa de Natal do MACUR

Bom dia, 

Estes foram também uns miminhos que fiz para a festa de Natal do Luquinhas, que se realizou no dia 17/ 12/2011. Estes miminhos reverteram a favor da sala do Luquinhas, pois este ano é finalista e todo o montante que apurarmos é para o passeio de finalistas a realizar no final do ano, bem como a cartola, a capa e o diploma. Então o que coube a mim, foi:
Pipocas: milhos q.b., açúcar q.b. e um fio de óleo.
Tudo numa panela com tampa e esperar que estoure. Por fim povilhar com açúcar, colocar dentro de saquinhos de celofane e amarrar com fios de organza. Depois coloquei  uma etiqueta a dizer:
Os finalistas do MACUR de 2011/2012.
desejam Boas festas
Obrigado
a mesma etiqueta foi colocada no saco de celofane das bolachas 3,2,1, cuja receita está no post anterior e é muito simples e saborosa, mas nestas coloquei uma saqueta de açúcar baunilhado.
E por fim, fiz 50 Pastéis de natas:
Cuja receita se encontra aqui, e a fonte das mesmas é da Kristininha na cozinha, a quem agradeço a partilha, pois não há melhores natas do que estas...Obrigada Kristininha.

Pois bem, foi o meu contributo, acho que já foi bom, e vocês????

Ahhhhhhh! e quanto à Festa, essa foi a melhor que houve algum dia no MACUR =D.
Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela...


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Bolachas Risonhas recheadas com Nutella

Bom dia,

Um dos pacotes que ia nos cabazes das professoras era destas bolachas bem saborosas, e por sinal muito bonitas, (eu acho e o meu Luquinhas também), a receita tirei da Nossa querida Cristina do magnifico e estrondoso blog Kanela Y Limon. Eis o aspecto das minhas...

A receita que tirei não foi a que a Cristina tem no post destas bolachas, mas sim uma outra que é hiper fácil, falo da receita 3,2,1. Que consiste nada mais nada menos nos seguintes ingredientes:
300grs de farinha
  • 200grs de manteiga
  • 100grs de açúcar
Preparo:
Misturar tudo muito bem e amassar bem a massa, depois enrolar formando um rolo e embrulhar com film, vai ao frigorifico por +- 15 minutos e depois é colocar sobre uma superficie enfarinhada e com a ajuda do rolo da massa estender,  depois com um cortante linzer risonho, cortar as carinhas e a base sem o formato de cara e colocar sobre um tapete de silicone e vai ao forno a 180ºC até dourar a gosto. Quanto areefecidas coloca-se uma colher de café de nutella e pressiona-se até começar a encher a bolacha e voilá umas bolachinhas diferentes e bem saborosas....
Nota: Atenção que a massa é muito quebradiça. Mas faz-se na boa.


Estas ofereço a voces que bem merecem pelos queridos e queridas que são....
Bom apetite e Bjnihos fofos e gulosos da Bela...

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Os cabazes das professoras...

Bom dia, 

Na semana que passou mais propriamente no dia 21/12/11, eu e o Luquinhas estivemos a fazer os cabazes para as professoras, como todos os anos o Luquinhas oferece sempre algo feito por nós, assim damos um pouco de nós a quem também nos dá e ajuda durante o ano.
O Luquinhas deu à Professora Raquel e à Auxiliar Isabel, que estão na sala dele e depois deu às auxiliares Zézinha e Rosália que  ficam com ele desde da hora que o entrego até à hora que chega a professora. E por fim à Auxiliar Fausta que fica com ele desde das 17h até à minha chegada para o ir buscar. Eis o aspecto do mesmo...
Todos levaram de igual modo, para não haver diferenças.
Os cabazes levaram:

  • 1 paket de bombons caseiros
  • 1 compota de pessego
  • 1 raminho de louro (para substituir o azevinho)
  • Meia duzia de rebuçados
  • Meia dúzia de nozes
  • 1 paket de bolachas risonhas recheadas com Nutella
Eis o aspecto final dos cabazes, 
Quem recebeu gostou e quem viu também agradou.

Desde já um muito obrigada à professora e às auxiliares pelo apoio e carinho que têm dado ao Luquinhas durante o ano...
Bjinhos fofos e gulosos da Bela...

domingo, 25 de dezembro de 2011

Boas Festas...


Boas Festas...
São os Votos sinceros da Bela e Familia...
Bjinhos fofos e gulosos da Bela...

sábado, 24 de dezembro de 2011

Mensagem para todos nós...


Bom dia, 

Natal é  festa da simplicidade.

Das crianças, dos velhos, dos necessitados, os filhos, dos pais, dos avós, dos amigos, dos pobres, dos ricos... é festa de todos os homens!

Mas principalmente de JESUS. Embora hoje em dia as pessoas esqueçam que é o dia de Jesus e não do Pai Natal. 
É um dia de Aniversário sem o aniversariante que a força do consumismo apaga. O que é triste.

Tudo o que Jesus fez na terra, foi para nos dar o exemplo.

  • Se nasceu nas palhas, foi para nos ensinar e provar que a simplicidade faz parte do nosso caminho e é um dos maiores valores da terra.
  • Se recebeu ouro, foi para que saibamos que existem tesouros valiosos que nos pertencem de direito e só damos valor quando perdemos: a amizade, o amor, a honestidade, a verdade, o carinho, a educação, a solidariedade...

  • Se recebeu incenso e mirra foi para nos mostrar que a vida também tem seu perfume e beleza, mesmo quando estamos fechados a tudo em nossa volta, pensando não existir solução e não vemos saídas...
  • Se Deus nos permite festejar o aniversário de Jesus, acho que devemos aprender de uma vez por todas a pensar um pouco nos outros, nos necessitados, nos refugiados, nos perdidos, nos abandonados e deixarmos nos de ser vítimas. Hoje temos, o que muitos nem uma migalha têm…


Natal é festa do Amor! 
Não um dia para trocar prendas, mas sim para nos juntarmos com a família e amigos e apoiarmos os que precisam.

O meu desejo é que nessa noite de paz uma estrela esteja sobre o
lar de cada um para que a paz invada cada ser e que reine por muito e muito tempo, que traga muita saúde e alegria às nossas casas, pois os tempos que se avizinham, não são dos melhores…
  
Um Feliz Natal! E um Bom Ano para todos voces, bjinhos fofos e gulosos da Bela…

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Carta ao Pai Natal...

Bom dia, 

Hoje vou escrever a carta ao Pai Natal, acho que ainda vou a tempo... O Luquinhas já a fez, no fim de Novembro, mas eu este ano como me atrasei, vou postar no meu blog, para ver se ainda tenho direito a alguma coisa...Começemos a carta...
Querido Pai Natal,

Não te venho pedir grandes coisas, apenas, que passe uma dia de Natal cheio de alegria e amor, junto das pessoas que mais amo, com saúde e já agora algum dinheirito, é que anda para aí um bando de Abutres a querer apanhar o pouco que tenho, compreende????

Agora se fosse a pedir coisas, mas grandes coisas, não coisas banais, que por vezes pedimos e não damos conta do que temos, (tanta gente sem meio pão para comer) aí sim, tinhas uma grande obra, que era:

  • Dar de comer, beber e dormir aos pobres,
  • Aquecer o coração dos mais tristes,
  • Aconchegar os doentes
  • E dar valor à vida, com mais amor 
Já era uma grande obra, não era?
Quanto á resposta já te imagino como no desenho a baixo a dizeres o seguinte: 


Se durante o ano todos voces dessem de comer, beber e aconchego aos pobres, aquecem o coração aos tristes, aconchegassem os doentes e dessem mais valor à vida, para além de mais ricos, seria Natal todos os dias.

Ok, Pai Natal, um grande Bjinho e muita coragem para a tua grande viagem que está quase a chegar.

P.S.: Ah, o Luquinhas manda-te um bjinho e diz que se portou bem, para as prendas que escolheu e te enviou na carta lhe trazeres pelo menos duas. Como ele aprendeu na escola e diz:
" Os crescidos dizem que não há Pai Natal, mas eu sei que há pois todos os anos ele traz as minhas prendas, 
Os crescidos dizem que o Pai Natal não tem tempo para ler todas as cartas, mas eu sei que tem pois todos os anos entrega 1 ou duas das que pedi" Bem Haja, para todas as crianças no Mundo.

Por isso e muito mais é que não havia de haver crescidos, mas sim só crianças neste e em muitos outros dias, e acreditem que embora as crianças sejam cruéis em dizer a verdade uns aos outros, são o melhor do mundo em solidariedade. E o Natal é isso...

Bom Natal a todos vocês...

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Tarte de Frangipane

Bom Dia, 

Fiz esta semana uma tarte de frangipane, para voltar a fazer no Natal.
Eis o aspecto da tarte. 
Ingredientes:

  • 1 rolo de massa folhada
  • 100grs de manteiga à temp. ambiente
  • 100grs de açúcar
  • 1 ovo, batido
  • 100grs de amendoas moidas
  • 1/2 colher de sopa de amendoa amarga
Preparo:
Numa tarteira colocar a massa folhada estendida e reservar. entretanto fazer a frangipane, fazendo um creme com a manteiga e o açúcar. junte o ovo, as amendoas e a amendoa amarga e misture bem, depois coloque o preparado sobre a massa folhada e vao ao forno a 180ºC até dourar a gosto.

O maridão amou e quer outra para oNatal...
Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Filhoses de Forma

Bom dia,

Um dia destes fiz filhoses de forma, uma receita que retirei na net.
Gostei imenso pois são sequinhas e muito saborosas. Eis o aspecto... A receita é do Blog Canela Moída, a quem agradeço desde já a partilha. Passemos à cópia da receita...

Ingredientes:
  • 7 colheres (sopa) farinha
  • 1 colher (sopa) manteiga
  • raspa e sumo de 1 laranja
  • 1 pitada de sal
  • 2 dl de leite
  • 4 ovos
  • Óleo ou azeite q.b.
  • Açúcar e canela q.b.

Preparo:
Derreta a manteiga (sem deixar ferver). Bata os ovos e adicione a manteiga, a raspa e o sumo da laranja.
Aos poucos, incorpore esta mistura à farinha, mexendo sempre. Adicione o sal, o leite e mexa bem até obter um polme fino. Deixe repousar durante 30 minutos.
Enquanto a massa repousa, prepare uma travessa com papel absorvente. Coloque bastante óleo ou azeite numa frigideira e coloque as formas dentro do óleo para aquecer. A forma tem de estar bem tapada com o óleo.
Com a forma quente, mergulhe-a na massa (mas não totalmente) durante alguns segundos. Retire e mergulhe-o no óleo quente sem tocar no fundo da frigideira e sacuda levemente. Coloque a forma de novo na água quente e repita a operação até acabar a massa.



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vinho Quente com canela

Bom dia, 

Uma das outras coisas que não falta na nossa mesa de Natal é o Vinho quente com canela. Não por mim, pois prefiro sem canela e fresquinho. Eis o aspecto do mesmo...

Ingredientes:

  • Vinho q.b
  • 3 paus de canela
  • açúcar q.b.
Preparo:
Numa panela grande coloca-se o vinho, a canela e o açúcar, e deixa-se ferver, depois acende-se um fósforo e incendeia-se o vinho, retirando assim grande parte do alcool, deixa-se arrefecer e serve-se morninho.

Bom apetite e Bjnihos fofos e gulosos da Bela

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Vieiras recheadas com camarões e delicias

Bom dia,

Com o Natal à porta, há sempre umas entradas na mesa, que não convém faltar, embora não sejam Vieiras verdadeiras, são Vieiras Falsas. Mas deliciosas..

 Ingredientes:


  • 1 saca de miolo de camarão
  • 1 saca de delicias do mar q.b.
  • 1 lata de cogumelos
  • Água q.b.
  • pimenta, alho, salsa, q.b.
  • farinha, manteiga e leite e nóz moscada q.b.
  • 1 pouco de pão ralado
Preparo:
Cereja-se os camarões e as delicias numa sertã e reserva-se, entretanto faz- se o molho bechámel com uma noz de manteiga e uma pitada de noz moscada, quando derretida, junta-se um pouco de leite e àgua, depois coloca-se a farinha, e mexe-se engrossando um pouco este preparado, quando o bechamel já estiver feito junta-se o miolo de camarão e as delicias e os cogumelos e deixa-se cozer mais um pouco, entretanto coloca-se nas conchas das vieiras o preparado e povilha-se com pão ralado e vai ao forno a tostar.

Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela...

sábado, 17 de dezembro de 2011

Aletria Goesa

Bom dia,

 Hoje trago uma receita da Teleculinária nº 1608, datada de 01/02/2010, uma receita diferente e agradável. Eis o aspecto da aletria...
Ingredientes:
  • 300grs de aletria
  • 300grs de açúcar
  • 120grs de manteiga
  • 1.5l de água a ferver
  • 5 grãos de  cardamomo (coloquei uma pitada em pó)
  • 2 paus de canela
  • canela em pó para povilhar
Preparo:
Derreta a manteiga e deixe repousar.
Desmanche a aletria com as mãos, parta-a ligeiramente, deite-a para um tacho e junte a manteiga derretida com cuidado de modo a não deitar o soroque fica no fundo da manteiga depois de derreter.
Leve ao lume, junte os grãos (coloquei em pó) e os paus de canela mexendo até ficar douradinha. Junte depois o açúcar e mexa bem. Adicione então a água quente, aos poucos e mexendo sempre, até a aletria ficar cozida. Retire do lume, deite numa taça, deixe amornar e depois povilhe com canela a gosto.

Nota: O chefe manda não acrescentar o soro da manteiga depois de derretida, evitando assim que se queime quando a aletria estiver a cozinhar.

Se gostei, sim gostei é diferente, mas prefiro a nossa bem tradicional =D
Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Bolachinhas marmoreadas

Bom dia,

Termino assim a semana, como a comecei, com bolachas =D.
Pois bem, estas são inspiradas na nossa querida Kanela Y Limon, apenas fiz marmoreadas e tipo broinhas e não como ela as fez, eis o aspecto das minhas...
 Ingredientes:
  • 250grs de farinha
  • 150grs de manteiga
  • 100 grs de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 colher de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
Preparo:
Bater a manteiga até ficar um creme, depois juntar o açúcar continuando a bater, juntando os ovos e a essência. Quando findo, tira-se a massa sobre a mesa e junta-se farinha até desprender das mãos. Junta-se farinha sempre que necessário. Uma vez formada embrulha-se em film e deixa-se repousar por 1 hora no minimo. repete-se o processo para a massa de chocolate colocando 2 boas colheres de cacau. Passado este processo, forma-se as bolachas a gosto. Eu fiz uma mistura, ficando com o efeito marmoreado. Por fim, faz-se bolinhas e coloca-se sobre um tapete de silicone no tabuleiro do forno.
Podemos fazer simples como a foto acima, ou com um rebuçado no meio ficando lindos e saborosos desta maneira.
 Também podemos colocar com pepitas de chocolate, podemos fazer mil e uma maneira diferente que ficaram sempre saborosas...
Ou mesmo com uma noz ou avelã por cima ou mesmo no meio da massa, tal como estas...

Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Biscoitos para moldar...

Bom dia,

Esta semana, apenas postarei bolachas, pois nestes feriados que passaram eu e o Luquinhas fizemos diversas receitas para depois fazermos no Natal e mesmo para oferecer a quem mais gostamos. Estas foram feitas com a formas do Luquinhas. Umas formas que ele tinha de fazer plasticina e que após lavarmos com lixivia serviram para fazer estas bolachinhas maravilhosas, eis o aspecto...
A receita é da Lusitana.
Ingredientes:
  • 125grs de manteiga amolecida
  • 200grs de açúcar
  • 450grs de farinha branca de neve super fina
  • 2 ovos
  • 1 saqueta de açúcar baunilhado (coloquei por opção)
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 170ºC. Bata a manteiga com o açúcar até conseguir uma mistura esbranquiçada. Acrescente os ovos e a farinha e o açúcar baunilhado, e amassae com as mãos até conseguir uma bola que não pegue aos dedos. Coloque sobre a mesa e trabalhe a massa até esta ficar bem homogénea. Depois estenda a massa e corte com os cortante que mais desejar. Disponha no tabuleiro e leve a assar +- 15 a 20 minutos.
E os vossos filhos também têm destes moldes????
Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela...

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Cookies de chocolate

Bom dia,

Hoje sai, mais uma fornada de bolachas, desta vez de cookies de chocolate, uns biscoitos bem saborosos e muito económicos, eis os aspectos dos meus cookies... 
 Ingredientes:
  • 100 grs de farinha T55
  • 80 grs de açúcar
  • 3 colheres de chocolate em pó Espiga
  • 30 grs de manteiga
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
  • açúcar em pó q.b.
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Depois coloque um tapete de silicone sobre o tabuleiro do forno e reserve. Numa batedeira, junta todos os ingredientes acima mencionados e leve a massa ao frigirifico +- 30 minutos. faça bolinhas co, a ajuda de 2 colheres, como se fosse a fazer bolinhos de bacalhau e coloque sobre o tabuleiro. Povilhe com açúcar em pó e leve ao forno +- 30 a 35 minutos.
Deixe arrefecer e guarde em latinhas ou sirva ou ofereça como esta oferta que o Luquinhas levou para a Mamy e Papy.
Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela...

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sablés comme en Bretagne de Nanou

Bom dia,

Com o Natal à porta é um tal de fazer bolachas...
Estas são duma receita francesa, que irei fazer muitas mais vezes de tão bons que são...
Eis o aspecto dos mesmos.
Ingredientes:
  • 200 grs de manteiga amolecida (não derretida)
  • 3 gemas
  • 120grs de açúcar
  • 370grs de farinha
  • 1 pitada de sal
  • 1 bocadinho de leite para pincelar
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Misture na batedeira a manteiga, as gemas e o açúcar até obter uma mistura cremosa. Adicione a farinha, o sal e bata novamente até formar uma mistura muito macia, amassando com as mãos. Coloque a massa no frigorifico uns 20 minutos. Depois desse tempo estenda a massa com a ajuda de um rolo, depois corte com um cortante redondo de pregas, faça pequenos risquinhos sobre as mesmas e coloque num tabuleiro com um tapete de silicone. Pincele as mesmas com leite por cima e leve ao forno até ficar douradinhas a gosto.

A fonte foi tirada da net, do Blog On dine chez Nanou, um blog que gosto muito e que tenho o prazer de ver diariamente como muitos outros aqui na blogosfera.

Bom apetite e bjinhos fofos e gulosos da Bela...

sábado, 10 de dezembro de 2011

Bolachas de chocolate da Maria

Bom dia,

Tenho que vos confessar, que sou daquelas que tudo o que for receita e me agrade, guardo tudo, tipo: de jornais, revistas cor de rosas, panfletos, enfim... Guardo mesmo e coloco numa caixa, depois faço a selecção do que me agrada mesmo. Um dia destes achei que já era altura para essa selecção e assim fiz, dando conta desta receita da revista Maria, que amei, mas o meu Luquinhas adorou, claro que a decoração ficou a cargo do mesmo, eis o rolo pronto a ser cortado...

Ingredientes:
  • 250grs de farinha,
  • 125grs de açúcar,
  • 75grs de manteiga
  • 1 ovo
  • raspa e sumo de 1 limão
  • 100grs de chocolate em pedacinhos (coloquei pepitas de chocolate)
Preparo:
Ligue o forno a 190ºC. Unte um tabuleiro e povilhe com farinha (coloquei os meus tapetes de silicone). Misture a farinha com o açucar; junte a manteiga, o ovo e a raspa de limão. Amasse bem e adicione depois o sumo de metade do limão. Continue a amassar bem e forme um rolo. retire pequenos pedaços e coloque no tabuleiro. Calque um pouco e coloque sobre eles os bocadinhos de chocolate (confesso que passei essa parte para o meu ajudante que amou fazer esta tarefa.)Leve os biscoitos  ao forno por oito a nove minutos. Deixe arrefecer antes de retirá-los do tabuleiro e sirva de seguida ou guarde nas latas/frascos.
Eis o aspecto final dos nossos à saída do forno...(Tive que por travão no Luquinhas e no maridão, se não ia tudo à vidinha num instantinho, mesmo morninhos =D.)

 E aqui umas pronta para oferta, o que acham? Não ficou gira?
 Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela...

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Rabanadas no forno

Bom dia,

Ontem acordei com uma vontade enorme de fazer rabanadas, mas não as nossas tradicionais, queria umas rabanadas, mas que fossem ao forno, então ao fim de uma busca rápida, detectei uma receita que amei pelo aspecto das mesmas, do blog Alquimia dos Tachos, a quem desde já agradeço pela partilha...Eis o aspecto das minhas à saída do forno =D...

Passemos à cópia da receita:
Ingredientes:
  • 1 cacete ou baguete
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite (medida do leite condensado)
  • 4 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • açúcar em pó e canela para polvilhar
Preparo:
Corte o pão em rodelas com cerca de 2 cm (2 dedos), disponha o pão num pirex (tabuleiro) untado com margarina, depois bata no liquidificador ovos, leites e fermento. Por fim, despeje a mistura sobre o pão e leve ao forno até dourar. Polvilhe açúcar e canela
E delicie-se, pois são mesmo muito boas, a repetir...

Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela...

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Estrelinhas de Natal

Bom dia,

Como já vos tinha dito no post anterior, para além das linguas de gato, também fiz umas estrelinhas de Natal, e acreditem, amei de coração de tão lindas que ficaram... eis o aspecto ao sairem do forno...
 A receita essa está no post anterior, foi a mesma massa, apenas mudou o disco...
Alguém é servido? é que já está a meia lata =D.
Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela...

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Linguas de gato

Bom dia,

No feriado dia 1 de Dezembro, estive a fazer umas linguas de gato e umas estrelinhas com o filhote e ficaram bem saborosas, eis o aspecto das linguas de gato antes de ir ao forno....
Ingredientes:
  • 250grs de manteiga à temp. ambiente
  • 200grs de açúcar
  • 1 ovos
  • 440 grs de farinha
  • 1 colher de fermento
Preparo:
Na batedeira colocar a manteiga, o açúcar e o ovo e ligar a máquina no máximo um minuto. Juntar a farinha, e o fermento e bater com as varas mais 2 minutos.
Por fim colocar a massa no dispara biscoitos e disparar sobre um tapete de silicone. Depois vai ao forno a dourar a gosto. Eis o aspecto das linguas de gato...

 Bom apetite e Bjnihos fofos e gulosos da Bela....

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Rainhotone...

Bom dia,

Como a massa do post anterior foi dividida por dois, não fiz só o chocotone, mas também "inventei" um rainhôtone, tipo um bolo rainha, mas com massa de chocotone. Eis o aspecto do mesmo...
 
Passemos à receita...
Ingredientes para o fermento:
  • 30g de fermento fresco
  • 100g de farinha forte
  • Açúcar 1 colher chá de açúcar
  • 70g de água morna
Para a massa:
  • 5 ovos, levemente batidos (temperatura ambiente)
  • 150g de manteiga amolecida e cortada em pedaços (à temperatura ambiente)
  • 170g de açúcar
  • Uma colher de sopa de essência de limão (coloquei aroma de limão)
  • Uma colher de sopa de extrato de baunilha (coloquei essencia de baunilha)
  • A casca ralada de uma laranja
  • Todo o fermento
  • 600g de farinha T65
  • Pitada de sal
Para o recheio:
  • amendoins caramelizados q.b
  • metade nozes q.b.
  • amendoas palitadas q.b.
Preparo:
Começamos a preparar-se a massa base (o fermento), colocando num recipiente água morna, não quente, atenção a isso). + fermento. Depois numa outra bacia, a farinha, o açúcar e água com o fermento ...
Misture com uma colher até que todos os ingredientes se integrem no fermento. Por fim cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer até dobrar o volume.
Preparação da massa:
Na cuba da máquina colocou-se todos os ingredientes acima referidos na massa e pela ordem listada. Por outras palavras
, bata os ovos ligeiramente e introduza na cuba, a manteiga e o açúcar, essências, as raspas de laranja e todo o fermento .. E finalmente a farinha.
Selecione o número 7 do programa (na minha Bifi é o nº 7) e é aquele que tem uma duração de 0:15 minutos. O resultado é uma massa ainda muito pegajosa que, em princípio, requer mais farinha ...
Não acrescentam nada e selecionar novamente o mesmo programa, apenas se necessário e amasse-a novamente. Fiz no total 3 vezes, deu 45 minutos no total, finalmente tenho uma massa elástica e embora ainda um pouco pegajosa bem tratada e assim não acrescentei mais farinha ficando mais fofo.
Retire a massa da cuba, e e coloque numa tigela grande untada com uma fina camada de óleo e cubra com filme plástico. Após levedar o dobro, retira-se o plástico e vira-se numa superficie enfarinhada, esticando a massa com as mãos ou um rolo (como se estivéssemos a fazer uma pizza, mas em vez de forma redonda, a formarectangular) coloca-se as frutas secas por cima e enrola-se a massa como se fosse uma torta (rocambole).
Juntamo-nos ambas as extremidades em forma de rolo. Coloca-se o rolo no molde de panetone, sendo barrado préviamente com manteriga e farinha deixando o lado da união para baixo e alisando a superfície da massa com o punho para remover quaisquer bolhas de ar ...
Finalmente após deixar levedar mais um pouco, até alcançar a bolda do molde, passa-se por ovo batido, povilha-se com mais frutos secos e algumas pepitas de chocolate e no forno pré-aquecido a 180º por +- 40 a 45 minutos.

( Vista de cima)

(Vista interior)
Bom apetite e bjinhos fofos e gulosos da Bela...


sábado, 3 de dezembro de 2011

Chocotone

 Bom dia

Há 2 anos para cá que andava à procura de uma receita de chocotone à maneira, e qual espanto meu, quando vi no blog, da maravilhosa e magnifica cozinheira Kanela y Limon, uma receita de panetone que me encheu as medidas e cantos =D. Pois é, apenas substituí as frutas secas pelas pepitas de chocolate, eis o aspecto do meu chocotone...
(Vista lateral)
(Vista de cima)
Passemos à receita, tal como ela o fez e eu também =D:
Ingredientes para o fermento:
  • 100g de farinha forte
  • 30g de fermento fresco
  • Açúcar 1 colher chá de açúcar
  • 70g de água morna
Para a massa:
  • 5 ovos, levemente batidos (temperatura ambiente)
  • 150g de manteiga amolecida e cortada em pedaços (à temperatura ambiente)
  • 170g de açúcar
  • Uma colher de sopa de essência de limão (coloquei aroma de limão)
  • Uma colher de sopa de extrato de baunilha (coloquei essencia de baunilha)
  • A casca ralada de uma laranja
  • Todo o fermento
  • 600g de farinha T65
  • Pitada de sal
Para o recheio:
  • Pepitas de chocolate q.b.
Preparo:
Começamos a preparar-sea massa base (o fermento), colocando num recipiente água morna, não quente, atenção a isso). + fermento. Depois numa outra bacia, a farinha, o açúcar e água com o fermento ...
Misture com uma colher até que todos os ingredientes se integrem no fermento. Por fim cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer até dobrar o volume.
Preparação da massa:
Na cuba da máquina colocou-se todos os ingredientes acima referidos na massa e pela ordem listada. Por outras palavras
, bata os ovos ligeiramente e introduza na cuba, a manteiga e o açúcar, essências, as raspas de laranja e todo o fermento .. E finalmente a farinha.
Selecione o número 7 do programa (na minha Bifi é o nº 7) e é aquele que tem uma duração de 0:15 minutos. O resultado é uma massa ainda muito pegajosa que, em princípio, requer mais farinha ...
Não acrescentam nada e selecionar novamente o mesmo programa, apenas se necessário e amasse-a novamente. Fiz no total 3 vezes, deu 45 minutos no total, finalmente tenho uma massa elástica e embora ainda um pouco pegajosa bem tratada e assim não acrescentei mais farinha ficando mais fofo.
Retire a massa da cuba, e e coloque numa tigela grande untada com uma fina camada de óleo e cubra com filme plástico. Após levedar o dobro, retira-se o plástico e vira-se numa superficie enfarinhada, esticando a massa com as mãos ou um rolo (como se estivéssemos a fazer uma pizza, mas em vez de forma redonda, a formarectangular) coloca-se as pepitas de chocolate por cima e enrola-se a massa como se fosse uma torta (rocambole).
Juntamo-nos ambas as extremidades em forma de rolo. Coloca-se o rolo no molde de panetone, sendo barrado préviamente com manteriga e farinha deixando o lado da união para baixo e alisando a superfície da massa com o punho para remover quaisquer bolhas de ar ...
Finalmente após deixar levedar mais um pouco, até alcançar a bolda do molde, passa-se por ovo batido, povilha-se com mais pepitas de chocolate e no forno pré-aquecido a 180º por +- 40 a 45 minutos.
Estas fatias deixo para voces com um cházinho, pode ser?

Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela...

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Massa gratinada

Bom dia,

Eis uma massa que costumo fazer quando tenho muitas carnes durante a semana e sobra massa também.
Fica sempre saborosa, por sinal.. Eis o aspecto...
Ingredientes:
  • sobras de carne
  • sobras de massa cozida
  • manteiga q.b.
  • queijo q.b.
  • Bechamel q.b.
Preparo:
Num pirex, barra-se a manteiga q.b., depois coloca-se uma dose de bechamel e uma de massa no fundo, entretanto junta-se aas sobras das carnes previamente moidas e estufadas e uma outra camada de massa, por fim, uma boa dose de queijo e outra de bechamel e vai ao forno a 180º até ficar bem douradinho a gosto.

Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela... 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Massa à carbonara fingida

Bom dia

A receita fui buscar à "As ementas lá de casa", da Viciante, a quem agradeço a partilha que foi buscar a receita ao programa da TLC "Em forma na cozinha", a verdade é que aquelas 3 senhoras, fazem comidas fenomenais e já lhe andava na mica, com a nossa querida Viciante, a postar, mais depressa a fiz. Eis o aspecto da minha massa à carbonada fingida...

Eis a cópia literal da nossa Viciante...

Ingredientes:

  • Massa qb, escolhi esparguete.
  • 1 ovo
  • 1/2 cup de leite meio-gordo
  • Bacon às tiras
  • 1 cebola
  • Queijo ralado
Preparo:

Numa frigideira leve o bacon a tostar sem adicionar nenhuma gordura. Retire o bacon e sem lavar a frigideira junte a cebola picada finamente e deixe alourar.

Entretanto ponha a massa a cozer cerca de 8 min. Quando terminar a cozedura retire, escorra, regue com um fio de azeite e reserve.

Na tigela de servir junte o leite, o ovo e o queijo ralado e bata bem. Envolva a cebola e volte a bater. Junte a massa, envolva e polvilhe com o bacon.

Sirva de imediato. E assim fiz...
Bom apetite e bjinhos fofos e gulosos da Bela...