Hoje trágo-vos um pouco do meu magusto realizado ontem á noite com o meu filhote e maridão....
Sim, porque ontem, mais que nunca era dia de castanhas assadas, cozidas....
Como quisessemos...Nós fizemos assadas...Pois bem a receita toda a gente conhece, é castanha com um golpe, sal e uns pingos de água...
Já preparadas para ir á lareira....
A assarem na minha rica lareirinha...
Que o meu maridão já tinha preparado...
Já prontinhas, ou seja, assadinhas, prontas para irem para o papo, com o auxilio de um copinho de jeropiga, acreditem esta estava maravilhosa....
Podem comprovar a alegriado meu piolho pela pequena festinha que fizemos....Ele gosta muito de castanha assada, apenas teve que brinfdar com o suminho dele,
Isto já é ao fim da noite....
A limpeza...Que sobrou para todos, pois todos comeram....
Bom apetite e Jinhos da Bela
Que S. Martinho tão bem passado, em família, como é a tradição!
ResponderEliminarMesmo pertinho da lareira, a comer castanhas e em família, que maravilha!!
ResponderEliminarBeijinhos
Cá em casa também festejamos o S. Martinho.
ResponderEliminarMas o mais bonito é ter assim a familia reunida, são estes momentos que ficam
beijinhos
cá em casa tambem fizemos a festa. chamámos os sogros dum e doutro e toca a comer castanhas e jeropiga, essa eu dispenso. Essas tuas quentes e boas estão me a dar inveja, as minhas foram no forno =/ tenho medo de as meter na lareira por causa do recuperador!
ResponderEliminarImagine...adorei!
ResponderEliminarbjsssss
Assim é que com a tradição bem presente.
ResponderEliminarbjsss
Que delícia essas noites em família não é Belinha?
ResponderEliminarAqui não temos o hábito de comer castanhas assadas porque o clima é muito quente. Nem lareira temos. Apenas no Rio Grande do Sul que é um Estado mais frio come-se o pinhão, uma castanha cozida.
Bjs
Oi Bela, tudo bem? Conheci seu blog recentemente e adorei. Amo castanhas portuguesas (aqui chamamos assim), todos os anos perto do Natal (apesar do calorão deste país irmão aqui)assamos e/ou cozinhamos castanhas portuguesas. O sabor dessas belezinhas é inconfundível, adoro! Pena que ainda não encontrei em SP, estou morrendo de vontade. Quando encontrar vou aproveitar suas dicas de preparo.
ResponderEliminarBjos
Obrigada amiga,mas os teus cozinhados são melhores.
ResponderEliminarBeijão...MIUÍKA
Meu sonho de criança era ter uma lareira em casa para poder decorar no Natal, claro que eu ainda não fazia ideia de que o Natal no Brasil e puro verão...mas quando criança achava lindo!!!
ResponderEliminarHoje, com a graça de Deus, construimos uma casa bem confortável em uma cidade do interior de SP chamada ITUPEVA, e adivinha!!!??? eu tenho uma linda lareira que não vejo a hora de enfeitar pra o primeiro natal na casa.
Depois das férias ( é que vou passar as ferias escolares nessa casa nova) volto pra postar la no BLOG DA GULLO como foi nosso Natal.
Beijinhos Bela e inté.
Bom, muito bom! Parabéns pelo blog!
ResponderEliminarVendo essas castanhas e sua lareira, me deu uma saudade do friozinho, aqui tá um calor de arrepiar, meu Deus!
ResponderEliminarMuito raramente meu sogro português resgata estas tradições (como a de comer castanhas assadas) mas não em lareiras (quando temos lareiras, não temos castanhas, e vice-versa..hehe).
ResponderEliminarMas fique fascinada olhando e imaginando o sabor. Que delícia!
Beijinhos
Que ideia + legal. Adorei!
ResponderEliminaré tao bom ter uma lareira não é? hihi
ResponderEliminarolha adorei o quadro que tens em cima da lareira! =)
Querida Bela, com muito prazer vi que você me visitou e está me seguindo, e como eu gosto muito de novela já estou seguindo você também, "esta é uma piadinha brasileira", você sabe que aqui temos muitas novelas né? então quando a gente quer se livrar de alguem diz: NÃO ME SIGA QUE NÃO SOU NOVELA" (risos) , mas no nosso caso "Blogueiras" adoramos ser seguidas e fazer novas amizades alem de trocarmos valiosas receitas e aprendizados. ENTÃO veja o que você fez comigo mostrando essas CASTANHAS assadas: primeiro me fez voltar a minha infância, na Italia antes de vir pro Brasil, onde resido a 55 anos, portanto a volta foi pra os 6 anos de idade, consegui até sentir o perfume das castanhas assadas, que é algo insuperável, minha tia comprava as castanhas pra assar e também a farinha de castanhas que a gente colocava dentro de um dedal de metal apertava bem e colocava sobre a chapa de ferro quente do fogão, esperava que assassem e depois batiamos para sair um dedalzinho de castanha assada, uma coisa de sabor inexplicavél.Continuo gostando das castanhas mas aqui com o calor do verão, só cozidas, chegam sempre no Brasil no período do Natal e as melhores vem de Portugual.
ResponderEliminarGostei muito do teu blog, receba um carinhoso abraço e até breve
"LoBo" Loredana