Bom dia,
Hoje trago a receita das Coquilles Saint Jacques, traduzindo uma receita de Vieras, desta vez gratinadas, que comemos na manhã de Natal.
As Coquilles Saint Jacques são um prato elegante da culinária francesa, elas combinam ingredientes essenciais para criar um prato marinho bem guloso e gostoso. São consumidas de várias maneiras. Podem ser encontradas em sushi, assadas, com fondue de alho-poró, em carpaccio, entre outras. São uma opção elegante para ocasiões especiais. Uma forma muito elegante de servir é nas suas conchas grandes e brilhantes. É uma pratica muito comum na culinária francesa. As conchas são limpas e polidas, para serem perfeitas no servir. Eis o aspecto das minhas.

Ingredientes:
- 2 caixas de vieiras com coral limpo
- 250g de camarão limpo
- 2 latas de cogumelos frescos em fatias
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de farinha de trigo
- Leite q.b.
- sal, pimenta e noz moscada q.b.
- 100g de pão ralado
Preparo:
Tempere os camarões e as vieiras com sal e pimenta.
Numa Panela aqueça o leite até começar a ferver. comece a cozinhar as vieira, durante 1 minuto, sempre com a panela tapada, retire com uma escumadeira e reserve.
Numa Panela aqueça o leite até começar a ferver. comece a cozinhar as vieira, durante 1 minuto, sempre com a panela tapada, retire com uma escumadeira e reserve.
No mesmo preparo, coza os camarões até que fiquem opacos e reserve. Entretanto, corte as vieiras, os camarões e os cogumelos em pedaços bem pequeninos e reserve. Comecemos a fazer o creme bechamel, numa panela derreta a manteiga e acrescente noz moscada, sal, pimenta e acrescente a farinha de trigo, mexendo sempre durante 1 minuto.
Despeje um pouco da água da cozedura que reservou, mexa sempre com a vara de arames para não formar grumos, junte os restantes ingredientes e mexa muito bem até formar um creme espesso.
Retifique temperos e divida pelas conchas, cobrindo com pão ralado. E leve ao forno até dourar a gosto.


