Seguidores

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Bilharacos de abóbora menina...

Bom dia,

Hoje trágo-vos uma receita maravilhosa da minha querida mãe, pois é a foto não engana, falo-vos de bilharacos de abóbora menina. Estes que vos mostro são os melhores do mundo, pois são da minha maravilhosa e extraordinária mãe. Ela sabe fazer na perfeição...
São do melhor....
Pois bem passemos á receita desta maravilha...



Ingredientes:

500gr de abóbora cozida e escorrida
5 colheres de sopa de açúcar bem cheias
Farinha q.b.
Nozes q.b.
5 ovos inteiros
1 cálice de Vinho do Porto
1 boa colher de fermento em pó
Óleo para fritar q.b.
Canela em pó e açúcar q.b.

Preparo:

Coze-se a abóbora, depois de cozida deixa-se escorrer. Reduz-se a abóbora a puré e junte-lhe os ovos, o açúcar, as nozes, o vinho do porto e por fim a farinha. Misture muito bem, de seguida junta-se a colher de fermento e torna-se a misturar, e deixa-se levedar por 1hora e meia +-. Passado esse tempo, frita-se a mistura às colheradas em óleo quente até dourar.
Depois de fritos, colocam-se os bolinhos em papel absorvente para escorrer o excesso de óleo e passa-se por açúcar e canela em pó a gosto.

Acreditem são os melhores bilharacos que comi até aos dias de hoje, ou não fosse a minha maravilhosa mãe que os tivesse feito, pois comigo eles ficam sempre pretos por fora e crus por dentro :(

Espero que tenham gostado, pois nós adoramos...
Alguém é servido?
Tenham um feriado maravilhoso...




Bjinhos fofos da Bela...

38 comentários:

  1. Olá!!!
    A minha avó também os faz assim...exactamente isso!!!
    E são sim senhor os melhores....
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. MENINA QUE DELICIA É ISSO, SÓ DE LER OS INGREDIENTES EU IMAGINO QUE DEVA SER MUITO BOM MESMO. BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  3. Que delícia, tão perfeitos!!! Dantes, também fazia uns parecidos em casa da minha mãe, com bolina. Vou ver se encontro a receita ;)
    Bjs,
    M.

    ResponderEliminar
  4. Têm muito bom aspecto, já anotei a receitinha para provar esta iguaria! :)
    Obrigada pela visita ao meu cantinho, tenho todo o gosto em seguir este blogue!!

    ResponderEliminar
  5. Nunca comi! Mas parecem tão bons...e de abóbora..uhmmm :D bjinhos, amiga

    ResponderEliminar
  6. ola Bela tas boa?
    bem isso È uma especie de sonhos nao?
    bem nao gosto de sonhos mas cm varias pessoas ja me disseram que tb nao gostavam ate terem encontrado alg que faz ou uma receita que tenham gostado muito
    por isso quem nao se vou gostar destes?! beijinho

    ResponderEliminar
  7. Já fiz bilharacos de abóbora e são mesmo bons :)

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito, estão lindos.
    A minha mãe faz uns parecidos sem nozes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Bilharacos!? nunca tinha ouvido esse nome...bem , mas têm um aspecto e ainda por cima levam nozes... devem ser mesmo bons
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como filhoses ou velhoses. Bilharacos e o que chamam em Aveiro. Mas são a mesma coiza, muito bons. Também há gente que põem aguardente. Ainda não fiz com vinho do Porto mas Hadem ser bons.

      Eliminar
  10. Que delicia ... nunca os provei com nozes mas adorei a sugestão.

    Bjokas e bom feriado***

    ResponderEliminar
  11. Tambem ja fiz bilharacos este ano. Adoro!! A receita não difere muito, mudam umas quantidades e eu junto um ou outro ingrediente. Tambem tenho uma alternativa as nozes hehe normalmente faço 2 versoes. ficaram com muito bom aspecto! A receita e óptima.

    ResponderEliminar
  12. Adoro esta receita!!! Amo estas bolinhas!!!! Então quentinhas... Maravilha!
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  13. Amiga eu não conhecia essa receita, mas parece daquelas que a gente não consegue parar de comer!
    Adorei,
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Ah! Esses bilharacos faz lembrar o que a avó do meu marido faz. Bebemos sempre com canecas de chá quente para não fazer mal à barriga! Adoro! Agora dia 24 de Dezembro vamos lá consoar como costume e vou comer mais uns poucos :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Também adoro bilharacos e vou experimentar os teus :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Muito bons mesmo acreditem, mas eu prefiro sem açucar e canela e quentinhos, mt bom mas depois dá uma volta a barriga que nem vos passa pela cabeça tipo maratona até a casa de banho, mas mesmo assim é mt bom !!!! Beijinhos e continua agora podes te irar para o camarão ???? vá lá ...

    ResponderEliminar
  17. BELLA,
    VEJO PELA PRIMEIRA VEZ ESSA RECEITA ACHEI LINDOS ESSES BILHARACOS VOU FAZER PARA PROVAR
    A APARÊNCIA E ÓTIMA!!!
    ESTOU AGUARDANDO VISITINHA SUA!!

    ResponderEliminar
  18. Ai amiga e eu q me anda a petecer tanto esses brilharacos, ficaram lindos, a pedir para lhe dar uma dentada!
    bjs

    ResponderEliminar
  19. Que belos, a minha mãe tb faz, mas chama-lhes bolinhos de bolina, deve ser a mesma coisa, porque são os mesmos ingredientes, tb adoro. Bjs e fica bem

    ResponderEliminar
  20. Nossa, olha só....devem ser muiiiito apetitosos.
    E por norma, eu sempre RESPEITO receita de mãe. Espero que meus filhos sempre lembrem disso. ihihihi:D)))
    Boa Noite e mil petiscos para você ♥
    (às vezes deixo comentários pelo álbum da artesã, não estranha tá?)
    + peticos ♥

    ResponderEliminar
  21. Uma delicia...mas fiquei com uma duvida. O fermento é aquele dos bolos, tipo royal, ou é de padeiro?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Olá Bela!
    Não conhecia esta receita, é muito interessante, quem sabe se este Natal não a expermento??

    Jokinhas e boas festas!
    Sandra C.

    ResponderEliminar
  23. Olá, passei para desejar um doce e feliz 2010!
    Bjks

    ResponderEliminar
  24. Olá, passei para desejar um doce e feliz 2010!
    Bjks

    ResponderEliminar
  25. A avó do meu marido tb fazia, agora todos os anos ele tenta copiar os da avó, mas...
    Estes tem muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  26. vou fazer hoje a noite adoro ;)
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Eu gostava de saber era o tempo de cozedura dos bilharacos !!!!

    ResponderEliminar
  28. Olá!

    Se os seus ficam pretos por fora e crus por dentro é porque o óleo está muito quente. Tente baixar um pouco a temperatura enquanto fritam!
    Obrigada pela receita!

    ResponderEliminar
  29. O PROBLEMA ESTÁ NA FARINHA , QUANTO DE FARINHA?

    ResponderEliminar
  30. O PROBLEMA ESTA NA QUANTIDADE DE FARINHA, SE A QUANTIDADE NÃO ESTIVER CORRETA NÃO FICA NADA BEM.

    ResponderEliminar
  31. fiz a receita mas sem as nozes, ficarm muito bons
    obrigada por partilhar

    ResponderEliminar
  32. fiz a receita mas sem as nozes, ficarm muito bons
    obrigada por partilhar

    ResponderEliminar
  33. fiz a receita mas sem as nozes, ficaram muito bons
    obrigada por partilhar

    ResponderEliminar
  34. A receita parece me bem mas com uma duvida. Fala em fermento em pó e diz que vai a levedar!O fermento que leveda é o de padeiro.

    ResponderEliminar
  35. Gostaria de saber ao certo a quantidade de farinha.

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...