Seguidores

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Tarte de maça de mel, espelta e maça fantabulática

Bom dia, 
Hoje trago uma tarte do livro do robot da máquina do lidl...a minha mana tem essa máquina, fantástica, eu tenho a yammi2, se não seria essa a minha outra escolha.
Hummm, que tarte maravilhosa, ao todo já devo de ter feito uma 5 sem mentir...Saí sempre perfeita...a pessoas que a provam querem uma...Derrete-se na boca e leva-nos para um patamar de sabor inigualável...
Passemos à sua simples receita...
Ingredientes:
Para a massa:
  • 300grs de farinha espelta
  • 175g de manteiga fria 
  • 40gr de açúcar (optei por mel)
  • 2 colheres de sopa de água 
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de canela 
Para o recheio:

  • 1 limão biologico
  • 1.3kgs de maça 
  • 170g de açúcar mascavado (substitui por mel (3 colheres cheias)
  • 1 pitada de canela
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 1 colher de sopa de leite
Preparo:
Para a Massa:
Coe a farinha para dentro de um robot, distribua por cima a manteiga aos cubos pequenos. Adicione o mel, 2 colheres de sopa de água, o sal e a canela. Ligue o robot de modo a juntar a massa toda e ficar maleavél, formando uma massa homogénea, enrole em película aderente e deixe repousar no frigorífico durante 30 minutos.

Para o recheio:
lave o limão com água quente, enxague-o com um pano de cozinha e rale finamente a casca. esprema o fruto e deite o sumo numa tigela. Lave as maças, enxague-as com um pano de cozinha, descasque-as, corte-as em quartos e remova o caroço. Em seguida corte transversalmente os quartos de maça em fatias. Adicione.as aos sumo de limão e misture-as com este. Deite igualmente o mel, a farinha, a casca de limão, a canela, a noz-moscada e o leite na tigela. Misture tudo entre si.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. unte a forma. Desenrole 2 terços da massa numa superfície de trabalho enfarinhada até ficar redonda e aprox. 4 cm maior do que a forma. Deite a massa na forma, formando um bordo. Distribua a massa numa superfície de trabalho enfarinhada e corte tiras de aprox. 1.5cm de largura com um corta-massas. Coloque estes em no formato que desejar. Dobre o bordo levantado para dentro, cobrindo assim as pontas das tiras. Bata o ovo numa chávena com um garfo. Pincele com ele o bordo e a grelha do bolo.
Coza o bolo na posição intermédia durante 60 minutos, reduzindo a temperatura para 180 ºC ao fim de 10 minutos. Retire a tarte do forno e deixe-a arrefecer na forma.
Eis o interior, desta maravilha...

Por fim, delicie-se com uma valente fatia e um cházinho maravilhoso.
Bjinhos fofos e gulosos da Bela...

2 comentários:

  1. Lá que deixa qualquer um de boca aberta, deixa!

    ResponderEliminar
  2. Até comia uma fatia agora!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...