Seguidores

sábado, 16 de novembro de 2019

Panetone ou Pan di Toni...

Bom dia, 
Hoje trago com a receita do Panetonne ou Pan di Toni...
Foi a que me calhou esta semana...
Dizem que o panetone nasceu de uma história de amor: Ughetto Atellani, nobre cavaleiro de Milão, fingiu ser o auxiliar de Toni o padeiro para ganhar a bela Adalgisa. Assim teria inventado o panettone, preparando um pão doce especial para ela que veio a ser conhecido como “pão de Toni” (o padeiro).
Mas como toda lenda que se preza tem mais de uma versão, outra história diz que o padeiro Toni queimou alguns pães e, para disfarçar, tacou frutas cristalizadas. E o erro virou Delícia...Confesso que prefiro a primeira lenda...eis o aspecto do meu....
Ingredientes:
  • 400g/3 1/2 chávenas de farinha espelta
  • 2.5ml/1/2 colher de chá de sal
  • 15grs de fermento fresco
  • 120ml/1/2 chávena de leite morno 
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • 75g/6 colheres de sopa de açúcar em pó
  • 150g/2/3 de chávena de manteiga derretida
  • 115g 2/3 chávena de cascas de frutos cristalizados/citricos
  • 75g/1/2 chávena de passas de uva
  • manteiga derretida para pincelar 
Preparo:
Forre uma forma de soufflé com cerca de 15 cmde profundidade com duas folhas de papel vegetal e unte-o de manteiga. Deixe que as folhas de papel ultrapassem o bordo da forma cerca de 7.5cm.
Peneire a farinha e o sal para uma tigela grande. Faça um orifício no centro. Dissolva o fermento em 60ml/4 colheres de sopa de leite e, em seguida, acrescente o resto da água.
Junte a mistura do fermento à farinha, adicione os ovos inteiros e a quantidade suficiente de farinha para obter uma massa espessa. Povilhe esta massa com um pouco da restante farinha e deixe levedar, em local quente, durante 30 minutos.
Junte as gemas e o açúcar e mexa até que a massa fica macia. Junte a manteiga derretida e, em seguida, coloque-a sobre uma superfície ligeiramente polvilhada e amasse durante 5 minutos, até que fique macia e elástica. Coloque-a numa tigela ligeiramente untada, cubra-a com película aderente também untada e deixe levedar, em local ligeiramente quente, até que a massa tenha aumentado de volume. Amasse suavemente e volte a colocar a massa sobre uma superfície polvilhada, acrescente as cascas e as passas à massa. Dê à massa a forma de uma bola e coloque-a na forma. Cubra-a com pelicula aderente untada e deixe levedar, em local ligeiramente quente, durante cerca de 1 hora, ou até que a massa tenha duplicado de volume.
Entretanto, aqueça o forno a 190ºC. pincele a superficie com manteiga derretida e, com uma faca bem afiada, faça uma cruz no topo. Deixe cozer durante 20 minutos, em seguida, reduza a temperatura do forno para os 180ºC. Volte a pincelar o pão com manteiga derretida e deixe cozer durante mais 25 a 30  minutos, ou até que fique dourado. Deixe arrefecer a forma durante 5 a 10 minutos e, em seguida, coloque o pão sobre uma rede de metal para arrefecer.
Por fim, sirva-se deliciosamente acompanhado com uma boa taça de chá...
Bom apetite e bjinhos fofos e gulosos da Bela...

2 comentários:

  1. Uau que fofinho,...vou levar a receita comigo,...
    Uma excelente e feliz semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...