Seguidores

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Maravilhosas Bolas de Berlim

Boa noite...

Andei estes dias que passaram á procura de umas Bolas de Berlim, mas queria assadas e não fritas, pois bem após muita procura fui dar com esta receita Maravilhosa neste blog maravilhoso. Desde já muitíssimo Obrigada pela partilha desta maravilhosa receita, lá tinha o nome de Sonhos Assados.
Acreditem é do melhor, e arranjei um lindo serviço...
Apartir de hoje o meu marido só quer destas Bolas de Berlim, acabaram as de compra...Só caseiras e bem assadinhas...O aspecto é este:
O que dizem? Alguém quer uma destas? é que ainda há.
Passemos á receita desta maravilhosa massa:

Ingredientes
  • 30grs de fermento fresco (coloquei 40grs)
  • Meia chávena de açúcar (coloquei 1)
  • 1 chávena e meia de leite morno
  • 2 ovos (coloquei 3 pois eram pequenos)
  • 2 colheres de margarina ou manteiga bem cheias (coloquei 40 grs de manteiga semi-derretida)
  • 1 pitada de sal
  • meia colher de sopa de raspar de limão (coloquei 1)
  • 500 grs de farinha de trigo aproximadamente (coloquei 700grs de farinha T55)
Preparo:
Misturei o fermento com um pouco de açúcar, entretanto acrescentei o leite, ovos, a manteiga e o restante açúcar e mexi bem. Acrescentei o sal e as raspar de limão e voltei a misturar tudo muito bem, depois coloquei a farinha trigo ao poucos até começar a descolar da bacia. Deixei a massa repousar +-45 minutos. Fiz bolinhas médias e coloquei num tabuleiro de forno pré-preparado com um tapete de silicone (quem não tiver unte o tabuleiro com óleo)e deixei levedar mais 30 minutos. Pré-aqueci o forno a 180º e passado os 30 minutos foram ao forno até ficarem douradinhas a gosto.Quando prontas, deixei arrefecer um pouco e recheei com bage cremin. mas também podem ser recheadas com creme pasteleiro, tenho a receita aqui no meu blog.
Nota: Esta massa tanto dá para fritar como para assar, nós preferidos as assadinhas =D. Estas fritei-as para ver como ficavam... Ficaram boas, mas prefiro mil vezes as assadas... No entanto eis o aspecto, algumas ficaram mulatas por fora e "pito" por dentro =D, mas comeu-se na mesma, acreditem...

Outras nem recheei, nem povilhei com açúcar em pó, ficaram assim mesmo e maravilhosas também...O Luquinhas quis metade de uma com manteiga...
E por fim eis a travessa que deu das Bolas de Berlim assadas, mais alguns que não recheei e a remessa das fritas...Um dia destes abro uma casa de pastelaria tradicional ;D...
Podem se servir...Espero que tenham gostado, porque nós Amámosssssssssssss de tão boas que eram... Bom apetite e Bjinhos gulosos da Bela.

59 comentários:

  1. OI BELA AQUI CHAMAMOS DE SONHOS FAZEMOS RECHEIO DE DOCE DE LEITE FICA UMA DELICIA FAZEMOS ASSADOS OU FRITOS!
    PREFIRO FRITOS ACHO MAIS SABOROSO!!
    OS SEUS ESTÃO LINDOS VOU JÁ PEGAR UM!

    ResponderEliminar
  2. Se quero uma dessas; ainda perguntas? rsrs. Ficaram bem bonitas! eu também as prefiro assadas.

    ResponderEliminar
  3. UAUUUUUUU
    adoroooooooo bolas de berlim!!!!
    mas para mim têm de ser fritas!
    se é para fazer mal à saúde... olha que faço duma só vez!
    LOL

    ResponderEliminar
  4. tens que pensar seriamente em abrir uma pastelaria pois é crossants maravilhosas e agora bolas de berlim que estão uma tentação(¨,).

    ResponderEliminar
  5. Adorei esta receita. Bolas de Berlim faz lembrar Praia, Algarve, Sol, Mar, Férias....
    Obg por esta receita
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Prezada Bela,

    Por aqui também chamamos de sonhos, mas o nome pouco importa, né? Que belas bolas você fez!!

    Um abraço,

    Jean Claudi.

    ResponderEliminar
  7. tenho uma receita guardada à que tempos, de bolas assadas, mas nunca fiz, acho k com medo, fiz uma vez fritas e a coisa n correu bem, todavia as tuas deixaram-me com desejos de bolas de berlim... vou levar esta receita e fazer em breve... prometo k sim, agora a receita n vai ficar guardada... beijinhosssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  8. Olá Bela.
    Obrigada pelas tuas palavras tão carinhosas.
    A melhor parte de se ter um blog é quando as pessoas gostam das receitas que dividimos.
    Teus sonhos ficaram lindos, mostram o amor com o qual foram feitos.
    E ainda tem o melhor......
    descobri teu blog que tem coisas fantasticas.
    um grande beijo

    ResponderEliminar
  9. Esses sonhos estão de fazer qualquer um babar!!! *__*

    Obrigada pelas visitinhas!!

    E Parabéns pelas delícias de receitas que vc divide por aqui!

    Bjusss

    =*

    ResponderEliminar
  10. Oi minha linda.. por acaso já tinha conhecia mas confesso que nunca experimentei. Depois de tanta publicidade tenho de testá-las LOL

    Fica bem ... bjokas doces

    ResponderEliminar
  11. Que lindas! Vou experimentar esta receita! Já fiz umas assadas, não valeram nada :|

    bjinhos amiga

    ResponderEliminar
  12. Bem que aspecto excelente, uma delicia, eu gosto muito delas simples, mas o meu marido adora recheadas.
    bjsss

    ResponderEliminar
  13. mas tu estás imparável com coisas deliciosas!
    estão de comer e chorar por mais!

    ResponderEliminar
  14. ~maravilhosas belinha...
    já agora podes dizer-me para quantas bolas deu essa receita? agradecia
    beijocas

    ResponderEliminar
  15. Cá em casa tb costomo fazer bolas de berlim... mas fritas (ainda ontem fiz :):)
    Assadas nunca comi... mas vou experimentar esta tua receita pois ficaram magníficas!! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  16. Que deliciosas essas bolas.Realmente já tinha ouvido que se podia levar ao forno em vez de fitar, embora nunca experimentasse, mas ja imprimi a receita, e as próximas que fizer vão ser assim.
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Eu também só gosto das bolas de berlim assadas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. mas que bolas de deixar qualquer um a babar!
    bicaram lindas amiga.
    um beijinho

    ResponderEliminar
  19. Olá!! O aspecto está maravilhoso!!! Aqui no Brasil chamamos de sonhos. Eu adoro!!! E adorei o fato de ser assado!! Beijos!!

    ResponderEliminar
  20. ui essas bolinhas!
    agora ia uma com um belo copo de leite!

    ResponderEliminar
  21. Estou coladinha ao ecrã!!!!
    Adoro bolas de berlim e assadas ainda melhor!!!!
    Tenho que fazer!!!! lol
    Já agora vou levar uma!!!!

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  22. Minha querida menina.... tu tens mesmo futuro na pastelaria!!!!
    Que magníficas e esplendorosas Bolas de Berlim, e muito bem recheadas!

    Parabéns, estão o máximo.

    ResponderEliminar
  23. Bem essa bolas de Berlim são iguaizinhas às de compra e o sabor dever ser bem melhor.
    Ok este fds lá vou para a cozinha fazer bolas de berlim

    bjs

    ResponderEliminar
  24. Realmente as assadas ficaram com melhor aspecto :)

    ResponderEliminar
  25. Aqui no Brasil, chamamos sonhos. Podem ser fritos ou assados e recheados com creme de confeiteiro, chocolate, doce de leite, goiabada, etc... e eu adoro todos, hahaha.
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderEliminar
  26. Ficaram mesmo perfeitas e apetitosas!!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  27. Hummm...que delicia. Ficaram com aspecto excelente. Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Devem ser tão boas! Tenho de experimentar! Uma pra aqui se f.favor!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  29. Adorei a ideia de assá-las, fazem menos mal, vou experimentar de certeza
    beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Isso é muita hora na cozinha!

    Mas deve valer a pena :)

    ResponderEliminar
  31. Ficaram lindas e apetitosas.
    Acho que assadas é melhor ,ficam mais saudáveis :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  32. adoro bolas de berlim!! nunca me tinha passado pela cabeça faze-las no forno. adorei a ideia. ficaram lindas. No entanto, compr-alas ja prontas é mais rápido hehe

    ResponderEliminar
  33. Muito boas mesmo...eu adoro bolas de berlim...! Ficaram optimas as tuas!
    jinho

    ResponderEliminar
  34. Querida Bela, a EDP devia dar-te uma percentagem dos seus lucros, pois com esta receita espectacular, estou a prever muito bom forno a trabalhar para assar bolinhas de berlim!! O meu vai, he he :D
    Olha e caso abras a pastelaria, diz-me que eu sou cliente nº1!!
    beijoca.

    ResponderEliminar
  35. mesmo muito bom uma delicia para provar e chorar por mais

    ResponderEliminar
  36. delicioso mesmo muito bom para provar e comer a chorar por mais

    ResponderEliminar
  37. olá
    estão com optimo aspecto, dá vontade de fazer, mas desculpa a minha ignorancia o que é fermento fresco.

    ResponderEliminar
  38. Bolas que prá mim são sonhos, e eu aqui morrendo de fome!!!
    bjs
    Maura

    ResponderEliminar
  39. Se abrires uma pastelaria...abre aqui perto de mim.
    essas bolas estão maravilhosas principalmente as assadas, ou seja no forno, não é?

    beijinhos redondinhos

    ResponderEliminar
  40. Huummmm, têm um aspecto simplesmente delicioso!!! Vou experimentar!

    ResponderEliminar
  41. Porque será que todos os maridos que conheço, inclusive o meu, são malucos por bolas de berlim???
    Eu também prefiro elas assadas!
    :o)

    ResponderEliminar
  42. bem belinha nem sabes o quantoe stou agradecida
    nao queria fazer em casa por ter de as fritas mas assim ja estou a vontade:-)
    que bonitas
    beijinhos

    ResponderEliminar
  43. "o que você gostaria de aprender a cozinhar??" responda e concorra a apostilas de gastronomia e a um kit super relaxante! http://chefdeboracordeiro.blogspot.com/2010/02/eba-uma-promocao.html

    ResponderEliminar
  44. Se ainda houver eu também quero...Estou de desejos...
    Estão lindas...Parabens...
    E se abrires uma pastelaria, vou lá de certeza!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  45. Que lindos que ficaram! Aqui no Brasil temos os "Sonhos de padaria" que são bem parecidos, e são deliciosos também. Mas acho que o seu método de assar é bem melhor, os sonhos daqui são fritos normalmente.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  46. Bela que delícia é essa???
    Ficaram ótimos e melhor ainda que são assados!
    bj
    Dani

    ResponderEliminar
  47. ainda perguntas se alguem quer???? fartome de te pedir e de te dizer que sim que quero e ainda não vi nada buááááááááááááá

    estão linda minhas querida amiga, estão deliciosas minha doce amiga.

    beijinhos fofos:))

    ResponderEliminar
  48. Que saudades das belas bolas que comia quando andava a estudar...
    Há anos que não as provo, vou tentar fazer estas e no forno
    Obrigada

    ResponderEliminar
  49. Olá vizinha :) aceito a troca sem pensar duas vezes :) adoro bolas de berlim!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  50. Ai que delícia!
    Aqui no Brasil também chamamos de sonho. Adoro.
    Beijos

    ResponderEliminar
  51. Parabens por tão apetitosa cozinha.
    Nossa ,da fome só de olhar e vontade de se alimentar ,com estas delicias.
    Obrigada pelas chances dadas neste espaço e pela divisão das receitas com certeza mostra a grandeza do sentimento multiplicador do tutor ,deste espaço FANTÁSTICO.
    abraços fraternos

    ResponderEliminar
  52. Bolas de Berlim, não conhecia por esse nome.

    Aqui no Brasil se chama de
    Sonho.

    Assado o seu ficou com uma cara otima.

    Parabens Pri

    ResponderEliminar
  53. querida vinha dizer que experimentar estas tuas bolas e sao uma verdadeira delicia... fiz assadas, talvez fritas saibam mais a bolas de berlim, assim assadas mais parece almofadas ou até mesmo as arrufadas se levar coco por cim... para o fim de semana vou voltar a fazer mas em forma de folar, vou acrescentar um pouco de canela e um pouco de erva-doce... junto uns ovos cozidos e dará sem duvida uns folares maravilhosos... adorei mesmo esta massa, é tao saborosa... beijinhos

    ResponderEliminar
  54. Olá! Boa tarde!
    Sou uma seguidora do seu blog mas nunca fiz nenhum comentário.
    Entretanto com esta receita das bolas de berlim surguiu uma dúvida e gostava que me ajudasse:
    - Onde arranjo o fermento fresco?
    - A farinha de trigo que fala é a normal para bolos mas sem fermento? Ou aconselha-me a comprar a T55??

    Já agora somos as 2 do mesmo concelho, eu também moro em Stª Mª da Feira!
    Desde já agradeço-lhe a sus ajuda e espero a sua resposta.
    Fique Bem e continue com lindas receitas!!

    ResponderEliminar
  55. Vou levar esta receita.
    Andava mesmo à procura de uma receita de bolas de berlim.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  56. Ai que lindas e boas!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  57. Olá, têm bom aspecto, e achei piada a ter experimentado de várias formas. Poderia dar-me o link do creme de pasteleiro? Não consegui encontrar

    ResponderEliminar
  58. Já experimentei toda a gente adorou muito obrigada pela dica

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...