Seguidores

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Dias das Fogaças...

Bom dia,
Bom dia das fogaceiras...

Pois é "a Festa das Fogaceiras é uma tradição secular que, em 2005, completou os quinhentos anos, marcados pela devoção do povo das terras de Santa Maria. é a mais emblemática festividade do Concelho de Santa Maria da Feira"

A esta hora certamente estarei a amassar ou a levar ao forno mais uma dose de fogaça caseirinha feitas pelas minhas mãos e com a ajuda do meu querido filho, que tanto gosta de as formar...
Eis a receita das mesmas, que já aqui as tinha postado...
Ingredientes:
  • 200ml de água
  • 1 colher de chá de sal
  • 50grs de fermento de padeiro
  • 1 kg de farinha t55
  • 200grs de açúcar
  • 100grs de manteiga amolecida
  • 6 ovos
  • 1 limão (sumo + raspa)
  • Meia colher de chá de canela em pó
Preparo:
Coloquei os ingredientes na cuba da máquina, começando sempre pelos liquidos e depois os sólidos, programei a máquina no programa MASSA (na minha Bifinet é o nº 6) de deixei a Bifi dar o seu melhor =D.
Entretanto, findo o tempo povilhei a minha mesa da cozinha com bastante farinha e moldei a massa, dividindo-a em 2 partes, uma grande e uma pequena. Após a divisão moldei a massa fazendo 2 rolos, 1 pequeno e um grande e enrolei-os a partir da parte de baixo até formar uma piramide. Deixei levedar por 50 a 60 minutos, dei 2 golpes com a tesoura, formando uma cruz no topo (que representam as torres do nosso lindo Castelo da Feira), pincelei com leite e foi ao forno cerca de 25 a 30 minutos, a 250º.
A meio da cozedura convém golpear outra vez as fogaças, para a formação das torres. Por fim tirei do forno e pincelei com uma geleia para dar um brilhozinho ás fogaças...

Bom apetite e bjinhos fofos e gulosos da Bela...


5 comentários:

  1. Amiga hoje passo apenas para te deixar o meu beijinho e uma flor.

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto...
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  3. Adoro este tipo de tradições!! Principalmente quando juntam a família, neste caso mãe e filho. Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá. adorei o blogue e já o sigo. se puder visite o meu http://artesdaguida.blogspot.pt/

    bjs

    ResponderEliminar
  5. adorei o seu blogue e já o sigo. se puder visite também o meu http://artesdaguida.blogspot.pt/

    bjs

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...