Seguidores

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Bolo da Profissão de Fé (Comunhão Solene)

Bom dia, 
no mês de Maio tive uma proposta para fazer um bolo de profissão de fé, simples, e que desse para algumas pessoas. Confesso que não tenho feito bolos de aniversários, nem mesmo de casamento, nem de comemorações...Tenho me ficado pelo meu simples trabalho, pois tenho feito bastantes turnos e também tenho estado mais sobre os meus sogros...
Contudo, fiz o bolo que tanto me pediram...Eis o aspecto, pois o sabor, segundo quem comeu estava deveras maravilhoso...
Ingredientes para o bolo de noz:
  • 250grs de miolo de noz
  • 10 ovos
  • 300 g de açúcar
  • 275 g de farinha T55
  • 1 colher de sobremesa de fermento
Ingredientes para creme de pasteleiro da ÿammi2:
  • 675grs de leite
  • 8 gemas de ovo
  • 120 g de açúcar
  • 60 g de amido de milho (maizena)
  • 40 g de farinha
  • casca de 1 limão ou laranja
Preparo para bolo de noz:
  1. Untar uma forma redonda de 26 cm com bastante manteiga e farinha, e reservar.
  2. No copo colocar o miolo de noz e triturar, 2 ou 3 toques até ficar farinha, reservar .
  3. colocar a borboleta e os 10 ovos e as 300 g de açúcar, prog. 30 minutos a vel.4
  4. Acrescentar a farinha, o miolo de noz e o fermento e prog. 1 minuto, vel. 2
  5. Por fim virar para a forma e levar ao forno 30 a 35 minutos dependendo do forno a 180ºC.
  6. quando findo, reservar.
Preparo para creme de pasteleiro:
  1. pese a farinha e o amido e retire para um recipiente à parte
  2. adicione à farinha e ao amido 175g de leite, e mexa até a farinha desfazer.
  3. acrescente as gemas ao preparado anterior e volte a misturar.
  4. no copo, adicione o restante leite, o açúcar e a casca de limão e prog. 14 min, 90ºC, vel.3, rotação inversa.
  5. retire a casca de limão e adicione a mistura reservada, prog. 17 min, 90ºC na vel.2.
  6. Por fim, coloque num refratário com película aderente sobre o mesmo para não ganhar crosta.
    Comecemos a sua montagem, conforme podem ver na foto em baixo.
Por fim, começamos a montar o bolo.
Uma base de bolo de noz, regado com calda de açúcar e barrado com creme de pasteleiro, depois outra camada de bolo de noz, uma vez mais regado com calda de açúcar e barrado com creme de pasteleiro, por fim outra camada de bolo de noz e regado com a calda e colocado a ultima camada de creme d e pasteleiro. 
Para finalizar, barro com chantilly e faço desenhos com o mesmo. Por cima, coloco raspa de chocolate branco e dou spray dourado como a cliente pediu. Espeto um anjo, sobre pedras de chocolate e uma marcação de Profissão de fé e voilá.
Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...