Seguidores

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Compota de figo

Bom dia, 
um dia destes deram-me mais de 3 kgs de figos, eram de pingo de mel, uma delicia, de se lamber os dedos de tão docinhos que eram...
Pois bem, para além de comermos com presunto (uma excelente entrada), também comemos simples e fiz compota de figo. Rendeu-me estes....
Ingredientes:
  • 2 kgs de figos limpos
  • Sumo de 2 limões
  • 1,300 kgs de açúcar
Esta foi a dose que me deram...
Preparo:
Num tacho coloca-se os ingredientes pela ordem acima referida, e mexe-se com a colher de pau ao de leve, depois coloca-se em lume médio a cozer lentamente, mexendo de vez em quando com cuidado pois passado +- uma hora tem tendência a salpicar.

Entretanto deixa-se cozer mais uma meia hora (quem gostar de pedacinhos de figo não tritura com a varinha mágica, quem não gostar de pedacinhos passa a varinha) até atingir o ponto estrada.

Está pronto quando se tira um pouco de compota para um pires e ao passar a colher de pau ao meio, ela fica dividida, sem se juntar (fazendo uma estrada).

Coloca-se nos frascos préviamente esterilizados e feche muito bem com a ajuda de um pano. Por fim vire o frasco durante 24 horas de pernas para o ar, para que estes façam vácuo, permanecendo mais tempo bem conservados.

Bom apetite e bjinhos fofos e gulosos da Bela...

2 comentários:

  1. Adoro! Esta e a de abóbora são as minhas favoritas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É tão bom compota de figos, este ano não fiz, mas essa está com bom aspeto.
    bjs

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...