Seguidores

terça-feira, 6 de março de 2012

Shiuuuu, Caladinhos...

Bom dia,
Shiu, Calados... Mas não vocês meus queridos e queridas, é apenas o nome de um dos magnificos bolinhos que fazemos cá na terrinha.
Hoje trago uma especialidade do meu Concelho, de Santa Maria da Feira, falo-vos de Caladinhos, são uma delicia que se encontra nas pastelarias e salões de chá cá da terrinha, eis o aspecto dos meus...

A receita essa é do blog, Flor de Sal, a quem desde já agradeço a partilha, pois ficam exactamente igual aos de compra...
Passemos à receita, ou melhor à cópia da receita da Flor de Sal...
Ingredientes:

  • 4 gemas
  • 4 ovos interiros
  • 500 grs de açúcar
  • 659 grs de farinha
Preparo:
Bater os ovos inteiros e as gemas com o açúcar muito bem, durante cerca de 10 minutos. Misturar a farinha com a mistura de ovos e açúcar. (fica uma massa bem consistente) Moldar bolas com as mãos e colocar num tabuleiro sobre uma folha anti aderente ou tapete de silicone. Levar ao forno a 180ºC. Retirar os caladinhos do forno ainda um pouco crus porque secam muito depois de frios.

Agora e após a receita conto-vos o porquê de se chamarem caladinhos...
Em 1934, vivia-se em clima de ditadura em Portugal, uma noite em SANTA MARIA DA FEIRA, Augusto Padeiro e os seus funcionários estavam a fazer sortido, com a forma arredondada e achatada, quando de repente recebem a visita da policia do regime, a famosa PIDE. O patrão, Augusto Padeiro, cheio de medo (quem não temia a PIDE ?!) disse para os funcionários SHIU!  CALADOS! A Pide questionou logo "porque disse Calados?????" E o Augusto Padeiro respondeu: "Porque estamos a fazer Calados, Estes biscoitos são os Caladinhos!" 
E assim ficou marcado uma das delicias da nossa terra...
Bom Apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela...

13 comentários:

  1. Ok, jà não digo mais nada era para dizer que ficaram lindos e que queria provar um, mas não digo nada ficou caladinha!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que historia engraçada :) Devem ser bem bons!

    ResponderEliminar
  3. Eh eh eh! Adorei a história desses caladinhos deliciosos da terra da minha cunhada "to be" :)
    E adorei a Feira Medieval há 2 anos.

    ResponderEliminar
  4. Que bons devem ter ficado, cá em casa desapareciam num instante :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Se ven buenos y me ha gustado la historia que has contado

    ResponderEliminar
  6. Eu fiquei caladinha, li, vi e imaginei que bom seria comer um e, apenas um com o meu chazinho.

    Beijinho querida

    ResponderEliminar
  7. Me gusta mucho la receta, seguro que están deliciosos. Besos

    ResponderEliminar
  8. Faço uns parecidos, coloquei um poste esta semana com a receita, a minha leva manteiga, não sei o nome deles, mas os cá de casa devem ter mais o nome de desaparecidos.... pois desaparecem nun instante..lol.

    ResponderEliminar
  9. Até eu fico caladinha... para saborear essa especialidade!
    Mesmo à minha medida e voulevar a receita :)

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  10. Amiga,meu amiguinho Tigre está participando do concurso Esconde esconde no blog da Kika,preciso de seu votinho na fotinha dele é a do NÚMERO 47 e este é o link :
    http://kikaeassuasideias.blogspot.com/
    A reginha para votar: 1-Seguir o blog da kika 2-Deixar no comentário o seu votinho Se fugir as regrinhas o voto não é valido, Muito grata!Beijos de luz!

    ResponderEliminar
  11. Estão ótimos os teus caladinhos, Bela! Assim fazes concorrência ao Trovador, de certeza que estão bem melhores!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Mira!! Ya las hice, son geniales. Gracias por la receta. Besos.

    http://desastreenlacocina.blogspot.com/2012/03/caladinhos-portugueses.html

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...