Seguidores

sábado, 9 de julho de 2011

Chás e companhia II...


Bom dia e Bom Fim de Semana,

Há uns fins de semana para cá temos (Eu e Luquinhas), andado à cata de chás, para durante o ano. Adoro aqueles chás caseiros que a minha avó e mãe faziam ou recomendavam, quando estavamos mal. São milagrosos, e guardo-os como se de tesouros tratassem.

Tais como, tília, hortelã, silvas, cidreira, violetas, São Roberto, alecrim, borragem...



Um dos chás que guardo sempre durante o ano é de Pés de cereja, pois não há melhor para a bexiga. Assim sempre que comemos cerejas, juntamos os pés e deixamos a secar, para no futuro tomarmos, caso a bexiga, não ande nos melhores dias.

Também aproveitamos uma árvore de Tília que fica a caminho do nosso campo e apanhamos para chá, era um cheirinho de encantar, mas depois à lareira também vai saber bem o tomar, o procedimento é apanhar ainda em flor, lavar e deixar secar, depois coloca-se dentro de um saquinho ou bolinha e leva-se a ferver. Adoramos este chá, é bom para tudo...


Já o de Silvas, apanhamos sempre as pontinhas das mesmas, mesmo durante o ano, para quando os instestinos teimam em não deixar ficar nada lá dentro e à uma descarga daquelas acompanhada com cólicas (diarreias). Basta beber um bocadinho de chá de silvas (as pontinhas) fervidas e voilá... ficamos como o aço...

O chá de Violetas é um chá que nos alegra a alma e o coração, quando andamos um bocadinho deprimidas, sem forças, tristes, é um chá bem docinho para se beber e nos aquecer enchendo-nos de alegria. corta-se as florzinhas lilazes ou roxinhas e coloca-se dentro de um cafeteira, deixa-se ferver e voilá um chá bem apetitoso que nos deixa cheias de forças e alegrias...


O chá de Borragem tem que ser tomado com muita moderação, pois em excesso faz mal ao fígado, mas é uma maravilha em poucas doses para baixar a febre. É 5 estrelas...


O chá de São Roberto, é para as dores de barriga e dores mesntruais, aliviam como nunca e mais uma vez é lavar e deixar secar, depois como todos os chás, inserir um bocadinho dentro da cafeteira, deixar ferver e voilá....


Por hoje é tudo, para a semana, falaremos de hortelã, cidreira, alecrim, flor laranjeira, cebola, malvas, entre outros... dos que me lembrar e apanhar =D. espero que tenham gostado deste bocadinho. E vocês o que tomam????????


Bom fim de semana e Bjinhos fofos e gulososo da Bela...

5 comentários:

  1. Muito bem Belinha, obrigado pela explicação alguns conhecia outros não, mas gostei de ler e conhecer pois sou como tu adoro esse tipo de chà naturais sao os melhores.

    Beijinhos grandes para vocês os 3 e um abraço cheio de saudades.

    Ps: so mandei 1 pois a casa que os faz està em ruptura , vou ver se hoje encontro noutros lados ok? desde que o tenha envio logo.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelas dica, dão sempre jeito, quando era adolescente a minha avó fazia-me o chá de são Roberto para as dores menstruais, mas, infelizmente comigo não resultava.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Bela!Maravilhosos ensinamentos sobre as infusões. Aprendi muito!Eu tomo muito chá verde, camomila, tília, cidreira, menta e hortelã!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigado por partilhar estes conhecimentos. Muito interessante.

    Bjs e também desejo um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Bela querida
    Temos tudo isso cá na quinta menos Tília, os pés de cerejas costumamos musturar barbas de milho para fazer o chá para problemas de rins e bexiga, as Silvas apanho para dar à minha cabrinha, hehehe.
    Beijinhos fofos bom fim de semana

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...