Seguidores

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Bola de Carne ou Folar de Carnes...


Ontem fiz uma bola de carnes, que o meu querido pai, diz ser um folar de carnes e não bola, pois fica alta, fofinha e deliciosa... Já a tinha cá postado nos primeiros dias deste blog, mas sem foto, e costumo a fazer muito, no entanto desta vez tirei foto e bora lá para o blog.

Passemos á receita pois é do mais simples que existe, quem me deu foi a minha mãe, que por sua vez, foi uma colega de trabalho que lhe deu.

Agora com a Páscoa á porta só nos sabe bem uma coisa destas... Eis o resultado (de metade claro, pois uma parte foi para os meus pais e outra para os meus sogros...
Ingredientes:

1 chávena de farinha de milho amarela
2 chávenas de farinhas de trigo
1 chávena de leite morno
Meia chávena de óleo
3 ovos
2 colheres de fermento em pó
1 pitada de sal
charcutaria e queijos

Preparo:

Corta-se a linguiça ao meio no diametro, fazendo 2 partes de meia luas, entretanto corta-se uma vez mais ao meio no comprimento e reserva-se. Abre-se as embalagens de queijo mozzarela fatiado e de queijo Edam e uma embalagem de 200 grs de fiambre e também se reserva.

Num refractário ou bacia coloca-se os ingredientes pela ordem acima referida e mistura-se tudo com um fouet (vara de arames), se quiser também podem passar a batedeira. Vai ficar uma massa espessa, mas bastante homogénia e amareladinha).

Entretanto coloca-se numa forma de silicone de bolo inglês ou redonda (quem não tiver tem que barrar uma forma normal com manteiga e enfarinhar com farinha) uma parte de massa (bem fina, pois cresce bastante),depois folhas de queijo mozzarela, depois folhas de fiambre e por fim folhas de queijo edam, entretanto mais uma dose de massa e aí coloca-se as linguiças, as resntes folhas de mozzarela, as restantes de fiambre e por fim as de edam, para finalizar a restante massa.
No fim, coloca-se a descansar 5 a 10 minutos, enquanto o forno pré-aqueçe. Vai ao forno por 10 minutos a 180º e voilá uma bola ou folar de carnes maravilhosa e bastante gostosa...

Nota: ás vezes também coloco carne picada misturada com bastante queijo mozzarela, outras vezes presunto, outras salpição, outras chouriço, o que tiver em casa, embora a minha preferida seja a que postei hoje aqui confesso...

Vai uma fatia? Podem se servir...

Nota: é uma boa sugestão fazer em ponto pequeno, embrulhar e oferecer na Páscoa, já assim fiz e foi sucesso garantido...
Também é uma boa sugestão para um bom lanche-jantar num Domingo á tarde, tipo hoje, ou levar a uma festinha...

Espero que tenham gostado...
Bom apetite e Bjinhos fofos da Bela...

22 comentários:

  1. Pra mim foi uma ótima sugestão! Me pareceu ser bem gostosa, seu pai tem razão, muito boa receita!
    Tenham todos um ótimo domingo

    ResponderEliminar
  2. Uma delicia de aspecto, essa abelhinha é muito gira.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Para mim é sempre uma perdição porque adoro bôlas :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Anabela!
    Que prato delicioso, eu quero um pedaço.........hummmmm senti o cheirinho aqui no Brazil rsrs.....
    Gostei muito de ter você como minha seguidora, sou sua seguidora também, preciso aprender uns pratinhos novos e práticos, casei a 3 anos e meio, sou uma aprendiz ainda! Obrigada pela visita!
    Bjinhussss e volte sempre!

    ResponderEliminar
  5. ontem tb andei a pensar em folares, mas os daqui sao bem diferentes, com um ovo por cima... já começa a apetecer... este teu dá um optimo lanche ou ate mesmo refeição com uma bela saladinha... tao bommmmmmmmm

    ResponderEliminar
  6. Já comia uma fatia...está com óptimo aspecto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. simplesmente..............ok não vou comentar, fico á espera de uma fatia. Não!!! duas e bem grandes, obrigada, ahahaha

    beijinhos:))

    ResponderEliminar
  8. Oiii florzinha estava visitando seu bloguinhoooo ...meu Deusssss! que maldade essas coisas gostosassss =X e eu querendo fazer dieta aiaiai =P
    quanta coisa deliciosa pra comer, vou pedir pra miha mama fazer essa torta , esta com um tipo deliciosoooooo ;P
    beijokas carinhosas
    jaqueline
    http://amordobrado.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Folar ou Bôla...venha lá uma fatia desta delícia, está na hora do lanchinho, please!
    beijinho grande.

    ResponderEliminar
  10. Que bom aspecto tem esta bola,bjs e bom Domingo

    ResponderEliminar
  11. Delicia pro lanche da tarde, perfeito...
    Bjinhus!!!

    ResponderEliminar
  12. Que linda! Deve ser muito boa! bjinhos

    ResponderEliminar
  13. por acaso nunca provei esses folares de carne
    mas por acaso gostava pois este aqui tem tao bom aspecto
    beijinhos bela

    ResponderEliminar
  14. miguinha, tá tão linda!!! Amanha já faço! Hj tou a curar a minha constipação.. :( Bjinhos para voces!

    ResponderEliminar
  15. Bela, tudo bom?
    Essa sua massa é otima, dá para fazer tudo que se quiser com ela.O recheio foi muito bem escolhido: só coisas gostosas. Tenho certeza que deve ter ficado especial.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Não importa o nome é bom e pronto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Quero uma fatia de bôla e outra do folar, se faz favor! ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  18. Olá
    Sabe Bela meu avô era portugues de Traz os Montes, e eu ainda menina aprendi a fazer o folar com ele.
    Aqui em casa é na Pascoa e no Nata.
    è muito gostoso a qualquer momento.
    Seu folar me deixou com agua na boca.
    beijos

    ResponderEliminar
  19. Oi amiga... fiz esta tua receita hoje para o nosso almoço e foi super aprovada. Fantástica mesmo. Obrigada pela partilha. :-)

    Bjokas doces

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...