Seguidores

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mais uma colheita e uma compota de abóbora Poqueira...

Bom dia, hoje trago mais um colheitinha maravilhosa do terreno da minha sogra...
Pois bem passo-vos a demosntrar, e também vos deixo receita de uma compota bem diferente que jamais faria se não andasse nas investigações da net.
Passemos á colheita biológica.
Um bom molho de salsa e mais hortinhos...
Uma penca maravilhosa..
Outra bacia de Kiwis...

Chá de São Roberto e chá de pontas de Silvas...
O chá de São Roberto faz bem ás dores de barriga e digestão o das pontas de silvas estanca a diarreia.
Mais um molho de hortos (rebentos de penca)...
Um ramalhete de loureiro...
Outra bacia de laranjas.

Uma bacia de nabos feiosos, mas gostosos e limões...
Para finalizar esta colheita maravilhosa, fiz uma compota, mas uma compota especial ;D de abóbora porqueira, acreditem é muito boa...
A origem desta compota é deste blog da Dona Rosa. No inicio achava impossível, mas quando feita, e provada ficou aprovada por muitos, é maravilhosa...
Passemos á receita:
Ingredientes:

750gr de Açúcar Amarelo (coloquei 2 Kilos)
1 Kilo de Abóbora Porqueira (coloquei 2500Kg)
1 pau de canela (não coloquei)
1 Laranja (sumo e casca ralada) coloquei 2
1 Cravinho (coloquei 3 sementes de cardamomo
Preparo:
Descasca a abóbora, retira as pevides, corte em pedaços pequeninos. Num tacho põe o açúcar, as sementes de cardamomo, a laranja ralada e o sumo sobre a abóbora. Deixa-se marinar de um dia para o outro. Leva a lume brando para cozer lentamente, mexendo de vez em quando com cuidado pois tem tendência a salpicar.
Está pronto quando tira um pouco de compota para um pires e ao passar com a colher ao meio, ela fica dividida, sem se juntar. Coloque em frascos esterilizados e vire durante 24 horas de pernas para o ar...
Após receber muito emails eis o modo como esterilizo os frascos:
Coloco num tacho com água a ferver os frascos e as tampas, deixo ferver durante 5 a 7 minutos, retiro com uma tenaz ou pano húmido e deixo secar sobre um pano.
O facto de colocar os frascos de pernas para o ar é para ao fechar bem os frascos com a compota eles fazerem vácuo e permanecerem mais tampo corservados e bem fechados.
Eis os potes cheios...

Penso que tenho compotas de Inverno para um tempo;D
Estes foram feitos com açúcar amarelo, ficam mais escurinhos e um pouco mais docinhos. E os de baixo com açúcar branco, ficam mais clarinhos, e menos docinhos, diria mesmo no ponto...


Espero que tenham gostado pois eu amei, alguém é servido?

Bom apetite, Bom fim de semana e Bjinhos fofos da Bela...

20 comentários:

  1. Bem tu tens compotas para dar e vender. Que bom!!
    Eu também tenho a sorte de de vez em quando receber legumes e fruta biológicos.
    São feios sem dúvida mas tão saborosos.
    Bom fim-de-semana se possivel cheio de boa paparoca.
    Então a que é que foi vestido o teu lucas?
    O meu mais velho (Pi) foi a tropa e o benjamim (Tomás) a bobo da Corte.
    Vou ver se depois ponho uma foto dos 2 no blog

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Oi Bela,
    Sou Cal Moreira do Maçã do Amor. Muito obrigada de coração pelas visitas e pelos comentários que você faz. Amei seu blog e já estou seguindo. O que você acha de publicar algumas coisas no meu blog sobre a típica culinária portuguesa? Seria uma honra se você aceitasse!
    beijos

    ResponderEliminar
  3. está com muito bom aspecto sim senhor....
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Já sabias que me ia babar com os hortinhos... :) adorei a tua compota! Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha ter legumes, verduras...tudo fresquinho!!!
    A compota está linda!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Que belas colheitas! :) bjinhos linda

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de penca e de compota de abóbora :)

    ResponderEliminar
  8. Maas que rica apanha!!!nada como vegetais e fruta fresquinha.

    A compoto tem um aspecto delicioso.
    Beijokas

    ResponderEliminar
  9. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaggggggggggggggggggggggggggggggghhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, kiwis, e eu aqui com desejos de kiwis, assim não vale buááááááááááa´.

    Amiguinha, manda uns quantos, manda, please hihiihihihi

    beijufas doces minha querida:))))))

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha de colheita, tudo muito fresquinho é muito bom e essa compota esta muito cremosa e parece deliciosa, isso numa bela fatia de quijo branco era tudo o que eu queria nesse momento. rsrsrs beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Eu por mim, claro que sou servida, a dieta que vá dar uma volta...
    Olha lá amiga, não me queres emprestar a tua sogra? Ou as coisas boas da tua sogra... (mas o filho dela, esse não!)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Olá Bela
    Que rica colheita, mas será que não tiveste muito frio. Aqui na zona, hoje não se pode por o nariz fora de casa, está um vento gélido. Parabéns pela compota, ficou muito bonita e de certeza também muito boa. Bjs de Manta de retalhos

    ResponderEliminar
  13. Bom fim de semana , tens sorte em viveres perto dos pais e sogros pois assim , tens sempre coisas muitos fresquinhas , pois não hé nada melhor do que as colheitas do campo, quando vou aos meus sogros também venho carregada , ehehheheh , bjs.

    ResponderEliminar
  14. Pois claro que sou servida :)

    Que docinhas e saborosas devem estar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. que colheita maravilhosa, não conhecia esse cha de pontas de silvas, lol e aqui há tantas eheheh... a compota tb é maravilhosa, já tinha ouvido falar que esta abobora era boa para comer, há pessoas k a usam na sopa e tudo... eu ca em casa nunca a usei, so mesmo a abobora menina... mas kk dia experimento, visto que a minha avo tb costuma ter bastantes... beijinhos e bom carnaval

    ResponderEliminar
  16. Com uma colheita destas, não vão faltar delícias por aí! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Uau, que colheita!! Coincidentemente, hoje escrevi sobre sucos para a RESSACA de Carnaval em meu blog de SAúde. São sucos com couve, kiwi, etc... o link é:
    Suco desintoxicante de kiwi

    beijos

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...