Seguidores

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Croissants Austriacos...

Boa tarde...

Andava desejosa por fazer uns croissants, e após muitas procuras vi uns que me encheram os olhos e a vontade imediata de os fazer, claro com a ajuda preciosa da minha Bifi e do Mestre Lucas (que adora pincelar tudo e mais alguma coisa com a gema de ovo) confesso que desta vez ele até formou os croissants mais pequeninos, mas sempre a dizer que os pequeninos eram todos dele...

Pois Bem, passemos á receita, cuja fonte é esta, do forúm do Petiscos e o aspecto dos croissant é este que o Mestre Lucas vos mostra...

Ingredientes:

1Kg de farinha de trigo (usei T55)
330ml de leite morno
200ml de açúcar branco, refinado(usei o açúcar normal)
150g de margarina (usei manteiga)
60g de fermento de padeiro
2 ovos grandes (coloquei 3, os meus eram pequenos9
1 colher de sopa de sal (coloquei uma pitada)
gema de ovo q.b. para os pincelar

Preparo:
Num fervedor, derreti a manteiga misturada com o leite, sem deixar levantar fervura, e verti na cuba da máquina de fazer pão. Depois juntei os restantes ingredientes, pela seguinte ordem: açúcar, sal, farinha, ovos, e por fim o fermento.
Dei umas voltas com uma colher de pau ao conteúdo da cuba, só para misturar um pouco os ingredientes antes de serem amassados, e iniciei o ciclo «amassar».
Que é o programa 6 da minha Bifi e demora 1:50m.

A faltar 15 minutos para acabar o cilco falhou-me a luz...
e eu já a imaginar fazer os croissants ás luz das velas, para levedarem e entretanto rezar para que viesse a luz, mas acreditem foi o que me valeu a luz ter falhado, pois a máquina estava pelas caniças de tanta massa levedada...

Terminado o ciclo, (que não terminei, devido á Luz ) estendi-se a massa aos poucos de modo a formar um círculo. Círculo esse que se corta em oitavos, formando triângulos e enrolando da parte mais grossa para a mais fina (bico).

Uma vez enrolados os croissants, coloquei nos tabuleiro que iam ao forno já préviamente preparados com os tapetes de silicone e aderentes e deu-me isto...
3 tabuleiros cheios...


Como podem ver na foto.
Entretanto deixei levedar por 1h15minutos tapados com um pano, para crecerem o dobro do tamanho, depois o Luquinhas pincelou com a gema de ovos (atenção apenas pincelo segundos antes de ir ao forno, se não abate os croissants) e coloquei no forno a a 180ºC, até ficarem bem loirinhos a meu gosto...

Vejam só a remessa que deu... Uns comi, outros ofereci, outros congelei...Deu para tudo...

Alguém é servido?
O Luquinhas comeu 2 croissant com nutela e amou, e depois ainda comeu um sem Nutela, simples, mas lembrou-me hoje de manhã que queria levar os pequeninos dele para a escola...
O maridão queixou-se que eram pouco doces, mas não parava de comer...
Espero que tenham gostado...
porque nós adoramos...

Bom apetite e Bjinhos fofos da Bela...

33 comentários:

  1. Tantos croissants!!!
    Gostava de experimentar mas não sei trabalhar com a minha maquina pois não é legendada em portugues!Beijoinho

    ResponderEliminar
  2. Ai mulher, mataste-me! Já sabes a doida que sou por croissants e vais postar isto logo hoje que já fiz folhados e cornucópias??? Vou ter que ir fazer para comer ao lanche! Ah pois! :) bjinhos kida!

    ResponderEliminar
  3. mas que grande fornada de croissants... ficaram fantásticos.

    ResponderEliminar
  4. Que fantásticos ficaram, tão perfeitos!!!!!!
    Gostei mesmo deles, vou experimentar também, pois para enviar no lanche das crianças é óptimo!

    ResponderEliminar
  5. Txiiiiiiiiiiiiii taaaaaaantos croissants!!!Também quero :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Bem... nem estou a acreditar no que estou a ver: tantos croissants!!!!
    Que maravilhosos perfeitinhos ficaram!!!!
    Posso levar para o lanche????

    Beijocas:)

    ResponderEliminar
  7. Que coisa fofa seu filho e deliciosa seus croissants!! Meu Deus!!! rsss

    ResponderEliminar
  8. bela!..........isso são resmas de croissants...magnificos.
    Só lamento não ter máquina do pão senão quem experimentava era eu...
    beijocas

    ResponderEliminar
  9. Que chique! E como rende!
    Adorei.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Olá Bela

    Que aspecto delicioso, mas se fizer tenho que fazer 1/4 da receita. Meu Deus, ficava com croassants para o ano inteiro.
    Mas ficaram lindos.
    Beijinhos

    Helena

    ResponderEliminar
  11. xiiiii miga tt croissant, q maravilha!!!
    ficaram lindos!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  12. minha nossa tanto croissant.

    olha manda uns 4, que eu não me importo
    eu ajudo-te a comê-los para não se estragarem, hihihihihihi.

    beiinhos:))

    ResponderEliminar
  13. croissant magnifique aspecto e sabor com chocolate dentro ainda melhor igual ao melhor que os meus beijos kino

    ResponderEliminar
  14. Bela, ficaram fantásticos!!!
    Deu uma vontade enorme!
    bjinho
    Dani

    ResponderEliminar
  15. Whau! Mas que pinta, ficaram optimos, mesmo a pedir que os comam. Bela o teu menino tem uns olhos lindos, muitas felicidades para ele e para toda a familia.
    Bjns.

    ResponderEliminar
  16. Bem rendeu imenso!!! E com um aspécto delicioso!!!
    E a cara do Luquinhas não engana, devem mesmo ter ficado muito bons!!!
    Já recolhi a receita...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. A isso é que se chama:
    Croissants em série.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que belos croissants....não há por caso por aí uma para mim?'' ;)

    Beijinhos e Parabéns aos 2...estão com um aspecto delicioso.

    ResponderEliminar
  19. Tantos croissants, dá vontade de pegar em alguns, têm um aspecto muito bom
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Bem, isso é que foi uma fornada de croissants!!! E com óptimo aspecto!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. Tenho que experimentar pois são fáceis de fazer , eheh , bjs

    ResponderEliminar
  22. Eu aceito 10 se faz favor! adoro croissants!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  23. Que fofinho ele!! :D OS croissants deve ser muito bons! bjinhos

    ResponderEliminar
  24. Bem grande produção, têm um ar delicioso.
    bjss

    ResponderEliminar
  25. Olá! Muito prazer! Estava passeando pelos blogs que sigo e através de outra amiga encontrei seu blog!! Que delicinha!! Esses croissants nos parecem simples de fazer! Sempre acho que são difíceis, mas vendo os seus até fiquei animada!!!
    Vou bisbilhotar todo o blog, aos poucos, lógico, pois tens muitas coisas deliciosas!
    quando puderes faça uma visita ao meu cantinho, ok?
    Beijos no coração!

    ResponderEliminar
  26. Bela,
    Parabéns pelo sucesso com os croissants, pois é uma arte saber fazê-los. Qualquer descuido e eles não levantam de jeito nenhum.
    Os seus ficaram sensacionais, bonitos mesmo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  27. Que graça o Lucas!!
    E depois de todas as fornadas vc foi vender, ou distribuiu para toda a família, porque não dá prá comer tanto!!
    bjs
    MAura

    ResponderEliminar
  28. nao gostam nao gostam mas e ve-los desaparecer
    sei o que isso e:-)
    estao bem bonitos
    manda um para mim:-)

    ResponderEliminar
  29. Tanto croissant!!! Manda para cá uns quantos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  30. Ai esses croissants estão tão apetitosos... Vá, não sei que não provei, mas têm um aspecto maravilhoso!!! Tenho mesmo de experimentar.

    ResponderEliminar
  31. Olá Bela! Desde que vi esta receita nunca mais me esqueci dela.
    Estou agora a fazer os croissants... Adaptei a receita à bimby. Espero que fiquem bons. Depois mostro no meu blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Boa tarde
    os croassant tem optimo aspecto!
    nao tenho maquina de fazer pao mas tenho bimby.
    na bimby no processo de espiga tambem teria que estar 1h a amassar?
    obrigado
    cumps
    Mary

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...