Seguidores

domingo, 24 de outubro de 2010

Tripas á moda da D. Elisa

Bom dia,

pois é, e sai uma dose de tripas á moda da D. Elisa (Sr. Minha mãe que adoro) e então faz umas tripas do melhor, que o diga o meu pai...


Passemos aos ingredientes:
  • 1 tabuleiro de tripas (dobrada)
  • 1 chouriço de carne e outro de vinho
  • 1 pé de vitela
  • meio frango
  • 2 cebolas
  • 1 kg de feijão-branco
  • 1 tira de barriga fumada (entremeada)
  • 1 naco de carne de vitela
  • 3 cenouras ás rodelas
  • 1 a 2 folhas de louro
  • 1 bom fio de azeite
  • sal, pimenta

Preparo:

De véspera, preparam-se as tripas muito bem e esfregando-as com sal e sumo de limão. Põem-se numa bacia com água e rodelas de limão, até ficarem bem branquinhas. As carnes, tipo orelheira e pé de vitela costumamos a colocar em salmoura.

Cozem-se todas as carnes, incluisive a orelheira e o pé de vitela na panela de pressão. Depois numa panela, leva-se a alourar o azeite a cebola e as folhas de louro. Assim que estiver douradinho juntam-se as tripas e as carnes cortadas aos bocadinho, o feijão, as cenouras e um pouco da água das carnes que costumamos a reservar, rectifica-se temperos com sal e um pouco de pimenta e ferve-se durante 25 minutos, após apito na panela de pressão.

E voilá...
Uma feijoada de primeira, alguém é servido?
Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela...

10 comentários:

  1. Hummmm...Muito bom.... Adorei...
    Assim como você minha mãe também tem umas receitas de babar...
    Muito bom Não é verdade???

    bjim
    Jana
    janainamechi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Bela,
    à muito que não como a feijoada da mãe. Deu-me cá uma saudade de molhar um pão no molhinho...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Amiga com o tempo a descair já lembra estes pratinhos. Beijinhos grandes e bom domingo.

    ResponderEliminar
  4. Bem como não gosto desse prato, aproveito para dizer que gosto muito de visitar o teu cantinho.
    bj

    ResponderEliminar
  5. Hum...Tripas? Não me parece!! Apesar de estarem com um aspecto fantástico, até que dá vontade de enfiar o garfinho e provar...eh eh... mas não acho que fosse gostar...
    Beijocas doces.

    ResponderEliminar
  6. gosto muto de tripas, mas há anos que não como essa comidinha...ou melhor desde que a minha Mãe faleceu...as tuas estão com aspecto bem gostoso
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Uma receita bem tradicional, apesar de eu não apreciar.
    Mas gostos não se discutem!

    ResponderEliminar
  8. Olá Bela, eu gosto muito de torresmos de tripa.Faço os meus torrremos com tripas de porco. Adoro uma dobarda bem caprichada!Eu tava comentar com o meu marido que é um cidadão português e ele tava a explicar qua dobrada aqui em Portugal chama-se tripa. No Brasil fazemos dobrada com o bucho do bei.que agora percebi que é tripa aqui.
    Em fim cada país tem a sua cultura e sua colinária. Eu adoro a culinária Portuguesa!
    Quanto ao post do novo blog eu não percebi direito. mas não se chataar pequena que vivem para pertubar a paz dos outros...
    São umas infelizes.Iguinore-as!
    Bjs
    Maria do Tacho

    ResponderEliminar
  9. Não consigo gostar desse género de prato =/
    *

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...