Como estamos a meia dúzia de meses para chegar ao Natal, eis que devemos de começar a preparar alguns licores, digestivos, compotas, conservas, azeites e vinagres aromatizados, caso queiramos oferecer um cabaz, bem recheado e bem personalizado.
Até porque alguns licores têm que macerar muito tempo, para ficarem óptimos, e os azeites para ter aquele sabor bem aromático, pois bem, assim sendo, fiz uma licor maravilhoso, e que farei mais vezes...
Fiz Licor de folha de Figueira, é uma licor que também tem que macerar, mas vale a pena esperar para o degustar...
Passemos sem demora á sua receita e preparo, pois o aspecto esse é o que se vê e a sua corzinha também já diz alguma coisa, não?
Ingredientes:
- 9 folhas de figueira
- meio litro de aguardente de lavrador
- meio litro de água
- meio kilo de açúcar
Preparo:
Lavar as folhas de figueira bem lavadas com água corrente, depois lavar com um pouco de aguardente. Depois enfiar uma a uma dentro de uma garrafa e verter sobre as folhas o meio litro de aguardente, fechar bem fechado e deixar macerar durante 2 semanas. Todos os dias ter o cuidado de abanar a garrafa. Ao fim desse tempo coar o liquido por um funil de pano e reservar. Num tacho colocar o açúcar e a água e levar a ferver mexendo sempre por +- 4 a 5 minutos. Juntar esta calda ao liquido reservado, mexer bem mexido e colocar dentro de garrafas com uma folhinha de figueira, fechar bem fechado.
Convém que fique mais uns dias para ganhar mais sabor. Esta quantidade, deu para as garrafas que vos apresento, sendo a grande para mim, a B, para os meus pais, uma para a Preguiça na cozinha e outra ofereci a um casal, que bem a merece. Agora digam lá se não é uma linda oferta?
Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela...
Oi Bela, que bela ideia me deu, pois com a vida como esta é sempre agradável uma economia extra, e esta ideia do licor , foi o máximo, vou fazer acredite. Bj
ResponderEliminarSim senhora, óptimas dicas que nos dás!!
ResponderEliminarEstou seriamente a pensar fazer algo feito por mim para oferecer no Natal, sempre dá para se economizar algum e depois não tem nada a ver! Por isso vai dando mais dicas:o))))
Beijinhos
ficaram espectaculares...fostei das rolhas do espumante.Defenitivamente és uma grande Idiota (entenda-se: ideias geniais).
ResponderEliminarbeijinhos
Uma oferta caseira e muito especial!
ResponderEliminarBom dia.
ResponderEliminarQue belo licor, tem uma cor linda. A minha mãe tambem adora fazer licores..
Tem vários sabores, mas acho que nao tem de folhas de figueira. É uma óptima ideia. :)
Beijinho
Que capricho!
ResponderEliminarDeve ser 5*
ResponderEliminarE é uma deliciosa oferta :)
Beijinhos*
Grande ideia! Vou experimentar sim senhor que eu gosto muito de licores caseiros
ResponderEliminarBela, o próximo Inverno vai ser mais quentinho, aquecido por uns copitos desta maravilha.
ResponderEliminarUm beijinho e boa semana.
Nunca pensei que se pudesse fazer licor de "Folhas", parabéns é bem original.
ResponderEliminarBjs
Bela que delícia, me lembrou minha mãe que fazia muito este licor, adorooo...
ResponderEliminarBjs e Boa Semana
O meu padrinho faz um licor também com estas folhas. Fica um espectaculo e eu adoro. Chamamos-lhe chafurdo e já passou por vinho do porto velho!!! Bjks
ResponderEliminarescolhi sua receita por sua forma original de ensina-la e porque ela me fez recordar minha infancia,era as boas vindas para as visitas,na casa de minha vó.
ResponderEliminar