Bom dia,
Mais um tarte de maça, mas desta vez trago uma companhia para a maça, que se usa muito na Suissa, França, Inglaterra, Alemanha, entre outros Países da Europa, falo de Ruibarbo uma planta comestível utilizada como hortaliça e para fins medicinais. Só os talos são comestíveis, as folhas não devem ser consumidas, pois têm muita concentração de nefrotóxico e corrosivo. Há quem faça compota, ou mesmo uma tarte de morangos, é muito bom.
Para a massa:
- 300g de farinha espelta
- 175g de manteiga fria
- 40g de açúcar
- 2 colheres de sopa de água
- 1/2 colher de café de sal
- 1/2 colher de chá de canela
Para o recheio:
- 1 limão
- 1.5 kgs de maça
- 5 a 6 talos de ruibarbo
- 150g de açúcar mascavado
- 1 pitada de canela
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 colher de sopa de leite
Preparo:
Para a Massa:
Coe a farinha para dentro de um robot, distribua por cima a manteiga aos cubos pequenos. Adicione o açúcar, 2 colheres de sopa de água, o sal e a canela. Ligue o robot de modo a juntar a massa toda e ficar moldável, formando uma massa homogénea, enrole em película aderente e deixe repousar no frigorífico durante 30 minutos.
Para o recheio:
lave o limão com água quente, enxague-o com um pano de cozinha e rale finamente a casca. esprema o fruto e deite o sumo numa tigela. Lave os talos de ruibarbo e corte em cubos pequenos de seguida lave as maças, enxague-as com um pano de cozinha, descasque-as, corte-as em quartos e remova o caroço. Em seguida corte transversalmente os quartos de maça e junte o ruibarbo. Adicione-os aos sumo de limão e misture-as com este. Deite igualmente o açúcar, a farinha, a casca de limão, a canela, a noz-moscada e o leite na tigela. Misture tudo entre si.
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte a forma. Desenrole a massa numa superfície de trabalho enfarinhada até ficar rectângular (neste caso) e aproximadamente 3 a 4 cm maior do que a forma. Deite a massa na forma, formando um bordo, coloque sobre a massa o preparado anterior e coza a tarte na posição intermédia durante 60 minutos, reduzindo a temperatura para 180 ºC ao fim de 10 minutos. Retire a tarte do forno e deixe-a arrefecer na forma.
Bom Apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela....
Pura delícia. Aspeto delicioso.
ResponderEliminar.
Poéticos cumprimentos.
.
Poema: “”Rebelde Juventude””…
.