Bom dia,
Trata-se de uma receita tipica portuguesa que principalmente de verão sai na nossa mesa com bastante afluência.
A famosa punheta de bacalhau. O seu verdadeiro nome é mesmo punheta de bacalhau, contudo hoje em dia, à quem lhe chame de Carpaccio de Bacalhau ou Espinheta.
Remota aos tempos medievais, onde os recursos eram escassos e apenas havia, peixe seco, entranhas de animais, entre outros, era o que sobrava para o povo, e como tal, "quem não pode caçar com cão, caça com gato", do pouco que se tinha, fazia-se o prato para alimentar os da casa.
Inicialmente, o prato era confecionado com bacalhau, cebola e alho. Muitas vezes o bacalhau nem era demolhado para se aproveitar o sal do mesmo para tempero. Quem tivesse tomate, azeitona, ou mesmo sobras de broa, também o juntavam. Quanto a temperos era o simples azeite muito poupado por todos e considerado um luxo juntamente com a pimenta...
Enfim, pratos do Povo, que agora ricos anseiam por eles, e fazem parte da nossa maravilhosa gastronomia. Passemos à receita da minha...

Ingredientes:
- 1 a 2 postas grandes de bacalhau desfiado e demolhado
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- azeitonas q.b.
- salsa picada q.b.
- 3 colheres de sopa de vinagre vinho branco
- uma pitada de sal GROSSO
- pimenta q.b.
- Croutons ou broa seca em azeite (opção)

Preparo:
Retirar a pele do bacalhau, desfiar e colocar numa taça ou travessa a gosto, mas funda. Entretanto colocar a cebola cortada finamente às rodelas ou meias luas como preferir, o alho raspado, a salsa cortada muito miudinha, o tomate também finamente cortado às rodelas e colocar as azeitonas a gosto.
Por fim, regar com bastante azeite e vinagre, polvilhar com um pouco de pimenta e sal grosso a gosto.
Simples, rápido e saboroso, para além de fresco.Bom apetite e bjinhos fofos e gulosos da Bela.