Seguidores

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Pão de panela de ferro

Bom dia, 
Confesso que de vez em quando gosto de fazer um pãozinho caseiro para sentir o cheiro pela casa, bem como saborear a fatia ainda quente com um pouco de café o
u mesmo chá.
Tem dias que nem barro manteiga, como simples mesmo. A origem da receita é da nossa Chef Filipa Gomes, contudo com algumas adaptações minhas, alterando assim o sabor e as variantes.
Ingredientes:
  • 2 Chávenas de farinha Trigo
  • 1 Chav. e 1/2 de farinha trigo integral
  • 1 Cháv. e 1/4 a 1 Cháv. e 1/2 de água
  • 1 colher de café de fermento de padeiro seco 
  • 1 colher de chá de sal
  • Mistura de semente q.b. 
Preparo:
Misturar todos os ingredientes secos pela ordem acima referida e fazer uma covinha, depois colocar a água aos poucos e envolver. Misturar com uma colher de pau, ficando uma massa pegajosa.
Tapar com a pelicula aderente e deixar levedar 08 a 12 horas, costumo a fazer tipo de manhã e vou trabalhar, quando chego faço o restante.
Depois de leveda, enfarinhamos uma folha de papel vegetal , deita-se a massa sobre a mesma e amassa-se ligeiramente até formar um bola.
Tapa-se novamente a massa e Entretanto liga-se o forno a 250ºC e coloca-se a panela dentro do forno 10 minutos, assim que passe esse tempo, coloque o papel vegetal dentro de uma panela e ferro, com tampa lá dentro.
Leve a cozer +- 30 minutos tapado, e depois mais uns 15 minutos sem tampa, a dourar a gosto.
Bom apetite e bjinhos fofos e gulosos da Bela.

3 comentários:

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...