Seguidores

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Oreshki - Nozes Russas/Ucranianas...

Bom dia, 

Hoje trago uma receita de Oreshki. Mas afinal o que são Oreshki???

São biscoitos russos, moldavos, ucranianos, em formato de nozes recheados com doce de leite. Eles são feitos de 2 partes que ficam absolutamente incríveis juntos . Bolacha/biscoito amanteigado e recheio de doce de leite.

Infelizmente, é muito difícil encontrar os moldes para os tradicionais biscoitos em forma de noz caso a gente não more na zona da Rússia, Moldava ou da Ucrânia, para além de não serem acessíveis no valor.

Felizmente para mim, há uns tempos atrás, o Lidl teve uma gofreira com 2 placas diferentes e um deles era de Oreshki. Foi aí que começou a minha busca nos leilões, na OLX e sempre sem sucesso. 

Porém, tinha comentado com uma amiga minha e esqueci do assunto. Contudo, um dia destes essa minha amiga pediu-me o favor de ir buscar um máquina a Gaia, pois por motivos profissionais não podia, e o vendedor da máquina ia de férias e ela queria muito a máquina. Lá fui eu buscar a máquina.

Qual o meu espanto, quando vou a entregar a máquina à minha amiga, ela dá-me por resposta, que a máquina é para mim e para eu fazer os Oreshki, pois queria comer já feito. Fiquei contentíssima.

Eles remontam aos dias da União Soviética. Embora absolutamente deliciosos, nasceram da necessidade das pessoas sobreviverem com pouquíssimos ingredientes ou recursos. Agora a situação mudou e esses biscoitos são servidos em ocasiões especiais e muitas vezes são a estrela da bandeja de sobremesas.

Passemos à sua receita.

Ingredientes:

  • 1/2 chávena de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 1/2 chávena de margarina à temperatura ambiente
  • 3 chávenas de farinha de trigo
  • 1 chávena de chá de açúcar
  • 3 ovos
  • 1/4 chávena de maionese
  • 2 colheres de chá de fermento em pó 
  • Doce de leite q.b.

Preparo:
Numa tigela misture a farinha e o açúcar.
Adicione a manteiga e a margarina. Use uma colher de pau para combinar os ingredientes até obter uma consistência uniforme.
Faça um pequeno buraco no meio da mistura de farinha. Em seguida, adicione os ovos, maionese e o fermento em pó.
Use a colher de pau para bater os ingredientes completamente. A massa tem que ficar macia e um pouco pegajosa.
Coloque pequenos pedaços de massa dentro de cada forma e leve a assar até ficarem douradinhos.

Imagem retirada da net
Caso faça com um molde de ferro, cozinhe até dourar num lado e depois vire para dourar no outro. Cada lado pode levar 1 a 2 minutos dependendo da espessura do molde. 
Depois coloque a esfriar as bolachinhas numa rede.


Encha cada molde/caixinha com doce de leite. Em seguinte, coloque outro molde por cima para fazer o formato da noz.

A origem desta receita é deste blog Momsdish, a receitado mesmo blog está aqui.
Bom apetite e bjinhos fofos e gulosos da Bela.

1 comentário:

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...