Mais um pão, e desta vez mediterrâneo...
Foi o que nos calhou e que bem nos soube... Focaccia é um pão de origem italiana (Gênova), achatado (com o máximo de 2cm de altura) é macio, em geral coberto com sal grosso, azeite e alecrim, contudo nesta receita era salva que pedia, mas substituí por tomate seco. Em Itália é consumido tanto em jejum, como aperitivo ou antepasto. Passemos à simples receita, pois o aspecto é este mesmo...
Ingredientes:
- 20g de fermento fresco
- 325 a 350 ml ou 1 1/3 chávena de água morna
- 45 ml/ 3 colheres de sopa de azeite virgem
- 500g ou 5 chávenas de farinha T65 (substitui por farinha espelta)
- 10 ml ou 2 colheres de chá de sal (coloquei sal marinho grosso)
- 15 ml ou 1 colher de sopa de salva fresca picada (substitui por alfadega/majericão)
Para cobertura:
- 60ml/4 colheres de sopa de azeite virgem
- 4 dentes de alho picados
- 12 folhas de salva fresca (coloquei salsa)
Preparo:
Unte ligeiramente 2 formas com 25cm de diametro pouco profundas (fiz numas tarteiras), ou dias formas de pizza. Dissolva o fermento em 4 colheres de sopa de água e, em seguida, adicione a restante água. Adicione o azeite.
Peneire a farinha e o sal para uma tigela grande e faça um orifício no centro. Verta a mistura do fermento e da águia e mexa até obter uma massa macia.
Coloque a massa sobre uma superficie ligeiramente polvilhada com farinha e amasse durante 8 a 10 minutos, até que fique macia e elástica. Coloque numa tigela untada com gordura, cubra com papel aderente também untada e deixe levedar, em local quente , durante 1 hora a 1 hora e meia, ou até a massa ter duplicado de volume.
Amasse suavemente e coloque a massa sobre uma superficie povilhada com farinha.
Suavemente, incorpore a salva picada (incorporei o tomate seco picado). Dividi a massa em 2 pedaços. Faça uma bola com cada um, e com o rolo , faça dois circulos com cerca de 25cm e coloque-os nas formas preparadas.
entretanto, aqueça o forno a 200ºC. Regue com o azeite e povilhe uniformemente cada um dos pães com alho picado. Deixe cozer durante 25 a 30 minutos, ou até que ambos os pães estejam dourados. Retire-os de imediato das formas e coloque-os sobre uma rede de metal para que arrefeçam ligeiramente. Este pães são mais saborosos quando servidos ainda quentes.
São de uma côdea crocante suave, e um miolo macio cheio de sabor ao palato...Experimentem, não se vão arrepender...
Bom apetite e Bjnihos fofos e gulosos da Bela...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...