Seguidores

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Doce de Chila ou Gila

Bom dia,
Um dia destes fiquei escandalizada com o preço do doce de Chila...Credo, tão caro, prefiro fazer que me rende mais...É verdade que dá trabalho, mas o que é que não dá trabalho??? Assim sendo, meti mãos à obra...e eis o resultado...
Ingredientes:
  • 2 Kgs de Abóbora chila cozida
  • 1.5Kgs de açúcar amarelo
  • 2 limões
  • 2 paus de canela


Preparo:
Coloque a chila dentro de um saco plástico e atire ao chão, com força, até de partir em pedaços. Diz-se que devemos evitar o contacto directo com metais na polpa. 
Com as mãos , separe os pedaços, retire as pevides e a "espinha", de cor amarelada que está entre a polpa. Lave os pedaços muito bem com água e coloque-os numa panela. Cubra com água, adicione um punhado de sal e meio limão e leve a cozer durante cerca de hora e meia, ou até observar que a casca se começa a soltar. Retire do fogo e deixe arrefecer. Separe a polpa da casca e coloque-a em cima de um pano, de preferência de linho ou estopa (como dizem os antigos). Embrulhe, fazendo uma trouxa e esprema bem com as mãos. Ate com um fio e pendure por cima da pia e deixe a escorrer , de preferência, de um dia para o outro. Com a ajuda de um garfo, separe bem os fios de chila e pese. Coloque o mesmo peso da chila em açúcar e água e faça uma calda, deixando ferver juntamente com a canela durante 10 a 20 minutos. Adicione a chila desfiada e deixe cozinhar, mexendo até fazer o ponto de estrada (passando a colher no fundo do tacho, o preparado separa-se abrindo uma espécie de "estrada").
Distribua o doce por frascos esterilizados, feche e deixe repousar, feche e deixe repousar, até arrefecer, com a tampa voltada para baixo.
Bom apetite e bjinhos fofos e gulosos da Bela....

1 comentário:

  1. Excelente sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...